Defesa de Dissertação de Mestrado de Talita Yosioka Collacio

Pós-Graduação IEB-USP

Pós-Graduação IEB-USP

No dia 03 de maio de 2016, às 14h, será realizada, sob a orientação do Prof. Dr. Alexandre de Freitas Barbosa, a Defesa de Dissertação de Mestrado da pós-graduanda Talita Yosioka Collacio, intitulada Os Sertões de Euclides da Cunha e ‘os sertões’ de Caio Prado Júnior: um universo entre história e literatura”

Resumo: Neste trabalho são analisadas as relações entre História e Literatura a partir da noção de “sertão” nas obras de Euclides da Cunha e de Caio Prado Júnior. Discutimos as diferenças e semelhanças entre as disciplinas História e Literatura, partindo-se de seus métodos e narrativas. Em seguida, abordamos os escritos de Euclides da Cunha, nos quais os relatos dos viajantes naturalistas desempenham papel fundamental no estabelecimento do “consórcio da ciência e da arte” e na

definição de “sertão”, local isolado e despovoado. Os textos de Caio Prado Júnior também revelam a importância dos relatos desses viajantes na elaboração de uma interpretação materialista da história do Brasil, embora sua definição de “sertão” compreenda apenas o semiárido nordestino. Em ambas as análises, o sertanejo se destaca como elemento formador da nossa nacionalidade. Para Euclides da Cunha, por suas características étnico-raciais e, para Caio Prado Júnior, pelas condições socioeconômicas.

Onde: Auditório-SIBi (Edifício Brasiliana)

Quando: 03 de maio, 14h