Defesa de Dissertação de Mestrado de Thiago Marcelo Mendes

Pós-Graduação IEB-USP

No dia 03 de maio de 2016, às 10h, será realizada, sob a orientação do Prof. Dr. Jaime Tadeu Oliva, a Defesa de Dissertação de Mestrado do pós-graduando Thiago Marcelo Mendes, intitulada “O circuito comunitário da Festa do Divino em Brotas de Macaúbas, Bahia”

Resumo: O presente estudo é resultado das pesquisas de campo sobre a festa do Divino em Brotas de Macaúbas, Chapada Velha do sertão baiano, realizadas em 2011 e 2014. Neste movimento etnográfico, as questões socioespaciais da festa, através das visitações durante os cinquenta dias de itinerância, indicaram elementos importantes para a nossa pesquisa. Neste sentido, destacamos a ideia de circuito comunitário, que são as comunidades visitadas anualmente pela bandeira do Divino. Suas espacialidades, conexões, linhas, improvisos e mudanças, bem como os mecanismos utilizados na escolha e exclusão das comunidades, serão os temas abordados.

Onde: Sala 13 – Instituto de Estudos Brasileiros.

Quando: 03 de maio, 10h