O sequestro de Dona Ausente: traços da psicanálise na estética e na poética de Mário de Andrade

 

 

 

 

 

 

 

_________________________________
Curso de Difusão: “ O sequestro da Dona Ausente: traços da psicanálise na estética e na poética de Mário de Andrade.
Ministrantes: Profª. Drª. Flávia Camargo Toni ( IEB-USP) / Prof.Dr. Caion Meneguello Natal (Pós-doutorando IEB-USP)
Coordenador: Profª. Drª. Flávia Camargo Toni

Período: 04,11,18 e 25 de outubro de 2018, quintas-feiras, das 14h às 17h
Público alvo: Público em geral
Inscrição on line : de 14 a 28 de setembro de 2018.

Endereço: uspdigital.usp.br > Apolo > inscrições on line > Instituto de Estudos Brasileiros > O sequestro da Dona Ausente: traços da psicanálise na estética e na poética de Mário de Andrade > siga as instruções

Taxa de inscrição: R$ 50,00

Local do curso: Sala 11 – 2º andar /
Av. Prof. Luciano Gualberto, 78, Cidade Universitária, São Paulo, SP – telefone (11) 3091-3199

Procedimento de inscrição: deverão ser enviados para o e mail : cursoieb@usp.br, os seguintes documentos: cópia do RG., frente e verso (a CNH não será aceita), exceto para os alunos que tenham número USP. As vagas são limitadas num total de 30, sendo 25 pagantes e 5 isentas da taxa de inscrição como segue: 1 docente; 3 discentes e 1 terceira-idade ; obedecendo a ordem de chegada das inscrições.

_________________________________

Programa:

1º Dia: 04 de outubro (das 14hrs às 17hrs) – FLÁVIA TONI

Apresentação do projeto “O sequestro da Dona Ausente”

Bibliografia para acompanhamento da aula:
LOPEZ, Telê Porto Ancona. Mário de Andrade: ramais e caminho. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1972.
CARVALHO, Ricardo. Edição genética d’O sequestro da dona ausente de Mário de Andrade. São Paulo, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Faculdade de Filosofia , Letras e Ciências Humanas, USP (Dissertação de Mestrado), 2001.

2º Dia: 11 de outubro (das 14hrs às 17hrs) – FLÁVIA TONI

Aula sobre a Dona Ausente na música popular brasileira: o caso d’ “A Nau catarineta”

Bibliografia para acompanhamento da aula:
ANDRADE, Mário de. Danças dramáticas do Brasil (3 Tomos). Preparação, introdução e notas de  Oneyda Alvarenga. São Paulo, Brasília: Duas Cidades/INL, 1982.

3º Dia: 18 de outubro (das 14hrs às 17hrs) – CAION NATAL

Aula sobre as noções de consciente e inconsciente no pensamento estético de Mário de Andrade.

Bibliografia para acompanhamento da aula:
ANDRADE, Mário de. “A escrava que não é Isaura”. In: Obra Imatura. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,  2013.
ANDRADE, Mário de. “Prefácio interessantíssimo”. In: Poesias completas (Vol.1). Ed. Tatiana Longo Figueiredo e Telê Ancona Lopez. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.
ANDRADE, Mário de. Os cocos. Preparação, introdução e notas de Oneyda Alvarenga. São Paulo; Brasília: Livraria Duas Cidades/Fundação Nacional Pró-Memória, 1984.
ANDRADE, Mário de. “O artista e o artesão”. In: O baile das quatro artes. São Paulo: Martins Fontes, 1975.
ANDRADE, Mário de. O Banquete. São Paulo: Duas Cidades, 1989.

4º Dia: 25 de outubro (das 14hrs às 17hrs) – CAION NATAL

Aula sobre erotismo, sublimação e pulsão de morte na poética de Mário de Andrade. Serão analisados  os livros Remate de Males, Livro azul e Macunaíma, além do poema “A meditação sobre o Tietê”, de Lira paulistana.

Bibliografia para acompanhamento da aula:
ANDRADE, Mário de. Poesias completas (Vol.1). Ed. Tatiana Longo Figueiredo e Telê Ancona Lopez. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.
ANDRADE, Mário de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.

_________________________________