DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA PESQUISA INTERDISCIPLINAR EM HISTÓRIA DO DIREITO

MESA-REDONDA
“DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA PESQUISA INTERDISCIPLINAR EM HISTÓRIA DO DIREITO”
LANÇAMENTO DA REDE DE HISTÓRIA DO DIREITO

Instituto de Estudos Brasileiros/ USP
Dia 8 de novembro de 2017 – 17:00 horas
Auditório 2

Não há necessidade de inscrição

PARTICIPANTES:

Profa. Dra. Monica Duarte Dantas – IEB/USP (coordenadora)
Prof. Dr. Samuel Barbosa – FD/USP (coordenador)
Profa. Dra.  Beatriz Galotti Mamigonian – UFSC
Prof. Dr. Ivan de Andrade Vellasco – UFSJ
Prof. Dr. Airton Lisle Cerqueira Seelaender – UnB

A Rede de História do Direito é um grupo de pesquisa do CNPq, sediado no Laboratório Interdisciplinar do IEB-USP (LABIEB). É uma iniciativa conjunta do Instituto de Estudos Brasileiros e da Faculdade de Direito da USP.

A Rede de História do Direito é coordenada pelos professores Monica Duarte Dantas (IEB-USP) e Samuel Barbosa (FD-USP). Reúne pesquisadores colaboradores internacionais (Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos) e pesquisadores nacionais de 18 diferentes universidades, de 10 Estados do Brasil. É uma rede que aposta na colaboração mais estreita entre historiadores e juristas para a realização de pesquisas conjuntas e de encontros acadêmicos.

A Rede de História do Direito está organizada em duas linhas de pesquisa.

A primeira, “Constelações Normativas”, visa à pesquisa da relação entre diferentes ordens normativas (legislação, costumes, normatividade religiosa) nas diferentes conjunturas, a circulação e efeitos das categorias e discursos dos juristas e os modos de apresentação do direito em impressos, imagens e performances.

A segunda linha, “Disputas no Direito, tensões na História”, investiga a formação social do direito a partir das disputas entre diferentes sujeitos históricos, em arenas formais e informais. A tese é que as disputas sobre a interpretação do direito constituem um repertório que informa e é informado permanentemente pelas disputas políticas e sociais.