Prof. Dr. Luiz Armando Bagolin
3ª feira | das 14h às 18h
Inicio em: 13/08/2024
Aulas Presenciais – IEB – 2º andar – Sala 12
Vagas Oferecidas : 30 Alunos Regulares USP , 05 Alunos Especiais , 05 Aluno do Programa UPS 60 +
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Objetivos
Analisar alguns exemplos de imagens (gravuras de estampas) impressas entre o início do século XVI e o final do XIX que guardem relação com o Brasil, seja porque aqui foram produzidas, seja porque aqui circularam, instruindo outras artes, como pintura, escultura e talha, seja porque ilustram produções textuais sobre as terras brasileiras, tais como livros pertencentes a gabinetes de curiosidades e maravilhas, celebrações aos principados, enciclopédias, crônicas, relatos de viagens exploratórias, alegorias, etc.
Conteúdo
1- A questão dos gêneros: Theatrum Rerum Naturalium Brasilae; exemplos de Wagener, Marcgraf e Piso; imagens em Caspar van Baerle: a história como louvor e encômio; correspondências com a pintura: Eckhout, o Céu, matizado, de Guerra.;
2- Os livros de emblemas: Alciatti, a Iconologia de Cesare Ripa; memorabilia e iconografia religiosa circulante nas Minas Gerais.
3- Alegorias da América e do Brasil: André de Thevet, Jean de Léry, Hans Staden, o editor Theodore de Bry e outros;
4- Grandes expedições: obra gráfica da “Missão Austríaca” e da expedição “Langsdorf”: a gravura de interpretação, d’aprés dessinateur, de Rugendas e Thomas Ender;
5- A Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro: Charles-Simon Pradier e a gravura francesa à época da ascensão napoleônica; Debret e a edição de sua “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”;
6- A implantação das gráficas-litográficas no Rio de Janeiro, no início do XIX: Arnauld Julian Pallière e Johann Jacob Steimann;
7- Revistas Ilustradas, a charge como gênero baixo: exemplos em “Revista Ilustrada”, “Cabrião”, “Diabo Coxo”, “O Mosquito” e outros; correspondências com a arte de Honoré Daumier e as publicações francesas de orientação política.