IRACEMA: 1865-2015: DIÁLOGO E PERMANÊNCIA. Estudo crítico analítico da constituição e circulação da imagem da personagem literária

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Partindo de extensa investigação sobre a circulação do romance e sua fortuna crítica no país e no exterior, projeta-se um estudo crítico analítico do livro Iracema: lenda do Ceará, de José de Alencar. A obra que definitivamente consagrou o autor, se tornou uma das mais editadas da língua portuguesa, se estabeleceu e se espraiou pela literatura, deu origem a poemas, sátiras, adaptações e provocou um extenso criticismo. Excedeu essas fronteiras e se transformou em item cultural de amplo alcance e consolidou a imagem da personagem que se tornou símbolo e lenda. Iracema se fez, dessa forma, uma verdadeira protagonista da vida e da cultura nacional, portadora de uma das mais ricas intersemioses da nossa literatura. Em consequência se estendeu da onomástica à religião, ao cinema e ao teatro, ao cordel, às artes plásticas, quadrinhos, vídeogames, música, imaginária popular etc.. Nesse percurso se converteu naquela que é provavelmente a criação literária mais difundida e reconhecida pelos brasileiros, portadora da imagem mais rica e complexa das nossas letras. Propõe-se um trabalho que intenta compreender como se constituiu e se fixou a personagem-título do romance, empreendendo a análise da circulação da obra e da fixação e circulação da imagem da criação literária para além das fronteiras do livro. O estudo é pensado como um diálogo em que se consideram as peculiaridades da circulação do romance e da sua recepção e se inquire sobre as respostas que oferece às questões postas pela contemporaneidade e pela tradição literária. Em suma, quer-se contribuir à compreensão da maneira específica como a obra se mantém viva, se volta para a posteridade, enceta novos diálogos e garante sua reprodução e permanência.

Orientandos (nível)

José Quintão de Oliveira (Pós-Doutorado)