Julita Scarano

(Matão, SP, 1925 – São Paulo, SP, 2004)

| BIOGRAFIA |
Poeta, contista, historiadora, ensaísta, Julita Maria Leonor formou-se em História e dedicou-se à carreira universitária. Sua produção intelectual caracteriza-se pela pluralidade de temas, organizados pelo fio condutor: Brasil. A partir dele, abordou tópicos como a escravidão, a religião e a imigração. Pesquisadora e ensaísta, publicou regularmente na imprensa e revistas especializadas. Entre várias obras, destacam-se Negros nas terras de ouro: cotidiano e solidariedade século XVIII , Saímos a rever estrelas e Fé e milagre . Atenta para a formação dos jovens, escreveu textos dirigidos ao público infantil, como Uma viagem aventurosa: percorrendo o Brasil em 1850 e Descobrindo o Brasil , onde manteve o rigor teórico e metodológico da pesquisa histórica.

PERCURSO
Doado pela família em 2005.

CONTEÚDO DO ACERVO

Arquivo
SIGLA: BR USP/IEB JS
Correspondência, manuscritos, slides, conferências, materiais de cursos e notas de pesquisa sobre imigração e escravidão.
QUANTIDADE
Aproximadamente 3 000 documentos
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Parcialmente processado

Biblioteca
SIGLA: JS
Composta por obras mais recentes, abrangendo história do Brasil, imigração (especialmente a italiana), viajantes, literatura, obras sobre Minas Gerais, Portugal e outras.
QUANTIDADE
Aproximadamente 2 000 volumes
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Não processado