Lançamento da Coleção Memórias da Economia Solidária e abertura do acervo Paul Singer do IEB-USP

Projeto de histórias de vida entrevistou 15 integrantes da Economia Solidária de todo o Brasil e ajudou na catalogação do acervo pessoal de Paul Singer. Com Marcelo Justo, Elisabete Marin Ribas, Arildo Mota Lopes, Rosana Miziara, Lucas Torigoe.

Foto: Nelsa Nespolo. Interior da Cooperativa Unidas Venceremos (UNIVENS). Porto Alegre, 2018.

O Museu da Pessoa, o Instituto Paul Singer e o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP) promovem o referido evento para apresentar o legado das políticas públicas de Economia Solidária no Brasil. Visa-se refletir sobre o impacto das políticas públicas realizadas pela Secretaria Nacional de Economia Solidária, entre 2003 e 2016, na vida das pessoas retratadas no projeto Coleção da Economia Solidária.

A Economia Solidária é uma estratégia para um desenvolvimento mais justo, igualitário, solidário, sustentável e preservador do meio ambiente. Para isso, precisa gerar uma dinâmica própria. Ela foi conceituada por Paul Singer, que chefiou a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), de 2003 a 2016. Divulgar a Coleção Memória da Economia Solidária e a abertura do acervo Paul Singer do Instituto de Estudos Brasileiros – IEB-USP para pesquisas são formas de contribuir com a dinâmica desta outra economia que levará ao desenvolvimento solidário.  A coleção Memórias da Economia Solidária é um projeto realizado pelo Museu da Pessoa, em parceria com o Instituto Paul Singer, de quinze histórias de vida com pessoas que tiveram suas vidas e de suas comunidades afetadas positivamente pelas políticas públicas de Economia Solidária. O Instituto de Estudos Brasileiro (IEB-USP) é o responsável pelo acervo pessoal de Paul Singer, que se encontra pronto para ser pesquisado. Em convênio com o IEB-USP, o Instituto Paul Singer contribui com a catalogação e com a divulgação do referido acervo.

Esse projeto é uma realização do Museu da Pessoa, em parceria com o Instituto Paul Singer e apoiado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, por meio de emenda parlamentar destinada pelo Vereador Eduardo Suplicy.

Palestrantes:

Marcelo Gomes Justo é associado fundador e diretor executivo do Instituto Paul Singer. É sociólogo com mestrado e doutorado em Geografia Humana pela USP. Realizou pós-doutorado no IPPRI/Unesp. Foi consultor junto à Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério de Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) e professor universitário.

Elisabete Marin Ribas, documentalista e educadora. Possui graduação em Letras e mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada, ambos pela FFLCH-USP. Tem Especialização em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros-USP, instituição em que atualmente trabalha, compondo a equipe técnica do Serviço de Arquivo.

Arildo Mota Lopes, metalúrgico e licenciado pleno em Geografia. Possui experiência em Cooperativismo e Economia Solidária. Foi sócio cooperado da Uniforja e conselheiro no Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES). Atualmente é presidente da Unisol Brasil.

Rosana Miziara, mestre em História Social pela PUC-SP e doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Lisboa – é Gestora de Relações Institucionais do Museu da Pessoa

Lucas Torigoe, mestre em História Social pela USP – Coordenador de Pesquisa do Museu da Pessoa

22 de março, sexta, no Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo, das 19:30h às 21:30h

Inscreva-se: