The Routledge Companion to the Study of Local Musicking

O termo “Musicar” tem merecido visibilidade nos estudos sobre música, pois se refere aos modos pelos quais as pessoas interagem com a música, independentemente de qual seja esta relação. Eis um dos motes do Projeto Temático FAPESP (2016/05318-7), O Musicar Local – Novas Trilhas para a Etnomusicologia, Coordenado por Suzel Reily (UNICAMP), tendo por pesquisadoras principais Flavia Camargo Toni (IEB/USP) e Rose Satiko Gitirana Hikiji (FFLCH/USP). Os pesquisadores colaboradores somam mais de quinze nomes, além de alunos que desenvolvem suas pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-doc. Assim, o Compêndio Routledge para o estudo do Musicar Local chega em boa hora pois se trata de obra que discute como o musicar constrói interculturalmente, localidades, e como a localidade é construída pelo musicar que acontece no seu espaço. Ou seja: como as pessoas se engajam com ideias de comunidade e lugar através da música?

Conectando música e local, esse livro enfatiza a forma como práticas musicais e discursos sobre a música se relacionam com as experiências cotidianas das pessoas e com o seu entendimento do ambiente local, suas conexões e compromissos com essa localidade e com as pessoas que o habitam.

Brincando com as palavras, o livro explora o que torna “local” o musicar local. Ao abordar o musicar a partir da perspectiva de onde ele acontece, as contribuições que compõem essa coleção se engajam nos debates sobre o processo do musicar, construção de identidades, construção de comunidades e redes, competições e rivalidades, lugar e construção do espaço, e dinâmicas locais-globais.

Alguns dos estudiosos do Projeto Temático FAPESP comparecem no livro fazendo com que seja elevada a representatividade do Brasil no panorama internacional do Musicar Local. No dia 13 de junho poderemos conversar com alguns deles no Auditório 1 do Instituto de Estudos Brasileiros onde Lucia Reily, Érica Giesbrecht, Rose Satiko, Leonardo Augusto Cardoso de Oliveira e Suzel Reily comporão mesa-redonda para discussão e apresentação de seus trabalhos.