MarioScriptor n.2

Baixe na íntegra a revista nº 2
São Paulo, novembro de 2011.
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Número dedicado a Benedito Nunes (1929-2011), professor e crítico literário.

Neste seu n° 2 – que presta homenagem a Benedito Nunes (1929-2011), intelectual brasileiro de primeira plana –, Marioscriptor focaliza, mais uma vez, a decorrência do trabalho nas vertentes teórica, crítica e arquivística, estruturadoras do Projeto Temático Estudo do processo de criação de Mário de Andrade nos manuscritos de seu arquivo, em sua correspondência, em sua marginália e em suas leituras. Assim sendo, cabe à revista de nosso projeto oferecer aspectos da abordagem dos caminhos da criação do polígrafo, desenvolvida pela coordenadora, pelos coordenadores associados, Profs. Drs. Flávia Toni e Marcos Antonio de Moraes, e todos os pesquisadores participantes.

Interdisciplinar, o Projeto Temático, nas atividades que o conformam, detém-se na interdisciplinaridade do escritor. A formação de pesquisadores em projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado, bem como a consolidação da experiência de recém doutores têm somado pesquisas individuais ligadas à face literária do modernista paulistano, a projetos relativos à produção do teórico e historiador da arte, do estudioso do folclore e sociólogo, linguista, musicólogo e músico. Cabe lembrar que, no Temático, vigoram também os projetos dos coordenadores que contemplam a criação mariodeandradiana nas conexões das obras com as leituras e a marginália (Telê Ancona Lopez e Flávia Toni) e na correspondência do autor (Marcos Antonio de Moraes). Nesta Marioscriptor n° 2, as seções Notícias, Escritos e Congressos contam dos projetos individuais enquanto resultados acadêmicos, livros publicados, palestras, comunicações e artigos.

O processamento dos manuscritos continua a organizar a polimática criação nas áreas de literatura, artes plásticas e estética, linguística, folclore, música e naquela que se pode denominar enciclopédia (Fichário analítico), na série Manuscritos Mário de Andrade. A classificação, moldada pela análise documentária, codicológica e genética, incorpora notas da pesquisa. Estas, enquanto aportes dos pesquisadores, registram laços com a marginália, onde estão planos, notas de trabalho e fragmentos de versões concernentes a determinados títulos, e vínculos com a correspondência ativa e passiva do escritor. Os manuscritos, eixo do Projeto Temático, prolongam-se, portanto, na marginália, e complementam-se, em termos de arquivos da criação, nas cartas publicadas e inéditas. O processamento dos manuscritos está construindo o índice geral e o catálogo analítico da série, do qual o presente número da Marioscriptor exibe, como exemplos, os títulos Zoofonia, Hino do Grupo do Gambá e Viola quebrada. Paralelamente, a organização tem compulsado inéditos significativos como Estudos sobre o negro, ensaio que firma a dimensão do folclore para Mário de Andrade: pesquisa e cogitações de cunho sociológico. Este texto apresentado, estabelecido e anotado convive em Criação com o Hino do Grupo do Gambá que associa o poeta e o compositor no decênio de 1920. A esta face do múltiplo Mário acrescentou-se o manuscrito Viola quebrada, partitura e letra. Ambas as composições abrem-se para a atualidade, nos respectivos registros sonoros.

Por fim, comparecem as Resenhas de publicações importantes para os estudiosos do manuscrito – o n° 31 de Genesis, votado à composição musical, e o catálogo da biblioteca particular de Fernando Pessoa.

Telê Ancona Lopez
(Professora emérita da Universidade de São Paulo; IEB/FFLCH-USP)