IEB é homenageado com a Medalha Mario de Andrade

Medalha Mário de Andrade | Foto: Pedro Bolle IEB/USP

O Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) recebeu a Medalha Mário de Andrade, concedida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para homenagear a determinação e a dedicação de instituições parceiras, sociedade civil, técnicos e servidores que foram importantes para a consolidação do IPHAN durante seus 80 anos de existência. A entrega da Medalha ocorreu em 24 de outubro de 2017, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O escritor Mário de Andrade foi o responsável, em 1936, pela elaboração do “Anteprojeto de Criação do Serviço do Patrimônio Artístico Nacional”, atendendo ao Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema. Fundado no ano seguinte, o órgão, então denominado “Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional”, teria à frente Rodrigo Melo Franco de Andrade, até 1967. Mário atuou como assistente técnico do Serviço, contando entre suas incumbências, a pesquisa sobre o pintor colonial ituano Padre Jesuíno do Monte Carmelo; a monografia seria publicada, em 1945, postumamente, sob a chancela do SPHAN. O polígrafo, estudioso da cultura brasileira, legou à instituição pública o Sítio Santo Antonio, com a sua Capela (em São Roque), imóvel representativo da arquitetura brasileira do século XVII, que pertencera ao bandeirante Fernão Dias Paes.

Medalha Mário de Andrade | Foto: Pedro Bolle IEB/USP

O Fundo Pessoal Mário de Andrade, composto de biblioteca, arquivo, objetos de arte, imaginária religiosa e documentação folclórica, transferido em 1968 para o Instituto de Estudos Brasileiros da USP, encontra-se tombado pelo IPHAN desde 1995.

O Prof. Dr. Marcos Antonio de Moraes do IEB-USP, estudioso da obra do criador de Macunaíma, recebeu a Medalha Mário de Andrade, representando a Diretora, Profa. Dra. Sandra Margarida Nitrini.

Além do IEB/USP, outras organizações e personalidades, como ex-presidentes do IPHAN, receberam a homenagem. Entre as autoridades presentes, estavam o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, a presidente do IPHAN, Kátia Bogéa, e a secretária municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Nilcemar Nogueira. Na ocasião foi atribuído o 30º Prêmio Rodrigo Melo Franco Andrade. A noite encerrou-se com o show “Grande Encontro”, reunindo Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo.