IEB Minecraft: Difusão – Mulheres Negras

 

Mulheres negras: professoras, escritoras, violeiras, poetisas.

 

Vanderli Custódio

 

Professora do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Após uma bela carreira estudando recursos hídricos, aposentou-se em 2018.
A imagem ao lado é de um trecho do vídeo Café Expresso em que discute a globalização e a fragmentação da sociedade e a renovação das Universidades pelos intelectuais periféricos. Para assistí-lo é só clicar aqui.

 

Carolina Maria de Jesus

 

A imagem faz parte de um vídeo feito pela FAPESP, em que a pós- doutora pelo IEB, Elena Pajaro Peres, fala sobre a vida e obra da escritora. Assista ao vídeo aqui.

 

15 de julho de 1965 Aniversário de minha filha Vera Eunice. Eu pretendia comprar um par de sapatos para ela. Mas os custos dos gêneros alimentícios nos impede a realização dos nossos desejos. Atualmente somos escravos do custo de vida. Eu achei um par de sapatos no lixo, lavei e remendei para ela calçar“.  Trecho do livro Quarto de despejo – publicado a primeira vez em 1960- De Carolina Maria de Jesus

 

Chica Barrosa

Cortejo da Rainha Negra na Festa de Reis, Carlos Julião. Aquarela. Século XIX

Você conhece Chica Barrosa?
Neste podcast a Mariana Ananias conta pra nós um pouco sobre ela:

066 – Chica Barrosa: uma violeira negra no sertão oitocentista

 

 

 

 

 

 

 

 

Auta de Souza

Este livro de poemas de Auta de Souza faz parte da coleção de Mário de Andrade da Biblioteca do IEB. A segunda edição é de 1911 e foi publicada em Paris.

“Meu sonho dourado e leve
Que buscas tu a voar?
Um ninho brando de neve
Onde me deixem cantar”

(Trecho do poema Cantiga – livro Horto)