90 anos do Ensaio sobre Música Brasileira, de Mário de Andrade

 

André Egg é Doutor em História Social pela FFLCH-USP, professor da UNESPAR – Campus de Curitiba II e colaborador do PPGHIS-UFPR. É organizador dos livros Música, cultura e sociedade: dilemas do moderno (Editora CRV), e Arte e política no Brasil: modernidades (Editora Perspectiva). Suas pesquisas foram sobre compositores brasileiros (Guerra Peixe e Camargo Guarnieri) e as relações sociais e políticas que cercaram suas carreiras. Atualmente pesquisa crítica musical de Mário de Andrade.

José Miguel Wisnik é professor livre-docente de literatura brasileira da Universidade de São Paulo (USP). Também é músico, tendo gravado cinco discos: “José Miguel Wisnik” (2000), “São Paulo Rio” (2002), “Pérolas aos Poucos” (2003), “Indivisível” (2011) e “Ná e Zé” (2015) – este último em parceria com Ná Ozzetti. Entres suas publicações, destacam-se os livros O coro dos contrários: a música em torno da semana de 1922; O som e o sentido; e Veneno Remédio: o futebol e o Brasil.

Flávia Camargo Toni é Professora Titular do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (USP). Ministra disciplinas na Graduação e orienta nos Programas de Pós-Graduação do IEB/USP e do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes. Suas publicações incluem A música popular brasileira na vitrola de Mário de Andrade e o Dicionário Musical Brasileiro.