Pierre Monbeig

(Marissel, França, 1908 – Paris, França, 1987)

| BIOGRAFIA |
Geógrafo e professor, formou-se em Paris em 1931. Chegou ao Brasil em 1935, contratado pela recém-criada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, para assumir a cátedra de Geografia Humana, substituindo o professor Pierre Defontaines. Em sua permanência na USP (1935–1946), orientou toda uma geração que se iniciava nos estudos geográficos, estimulando em especial a investigação sobre cidades e áreas de colonização. Com outros professores, criou a Associação dos Geógrafos Brasileiros (1945). Retornou à França em 1946, onde lecionou em várias instituições de ensino, entre elas a Sorbonne. Foi agraciado com vários prêmios e títulos como o da Fundação Nacional de Ciências Políticas de Paris e o Auguste Logerot da Sociedade de Geografia da França. É autor de importante produção bibliográfica, na qual destacam-se Pioneiros e fazendeiros de São Paulo, La croissance de la ville de San Paulo, Ensaios de geografia humana brasileira e Novos estudos de geografia humana brasileira .

PERCURSO
Comprado pelo Banco Sudameris da viúva do titular, Julieta Monbeig, doado à Universidade de São Paulo e incorporado ao acervo do IEB em 1990. Completado em 1995 por doação realizada pelos filhos.

CONTEÚDO DO ACERVO

Arquivo
SIGLA: BR USP/IEB PM
Cadernos e cadernetas com anotações realizadas durante estudos de campo, fotografias, cadernos de viagem. Há também registros de levantamentos bibliográficos, anotações para trabalho, recortes de jornais com artigos do titular e de terceiros, manuscritos de obras publicadas, plantas e cartas geográficas, dados estatísticos sobre produtos agrícolas. Integram o acervo placas comemorativas.
QUANTIDADE
2 200 documentos
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Totalmente processado

Biblioteca
SIGLA: PM
Livros e revistas sobre o Brasil e a América Latina, principalmente nas áreas de geografia, economia, política.
QUANTIDADE
Aproximadamente 1 200 volumes
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Parcialmente processado