Semana de Arte Moderna — Cinquentenário

| CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA |
A Semana de Arte Moderna aconteceu no Teatro Municipal, na cidade de São Paulo, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, constituindo marco inicial do Modernismo no Brasil. Influenciados pelas vanguardas artísticas, os modernistas paulistas mostraram, na Semana, que pretendiam compor uma nova arte, concebida a partir da antropofagia cultural, que acreditavam
ser o caminho possível para a renovação. Destacamos, neste momento, a participação de Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Cândido Portinari, Mennotti Del Picchia, Heitor Villa-Lobos e Graça Aranha.

PERCURSO
Reunida a partir de 1972 pelo IEB em função do cinquentenário da Semana de Arte Moderna. Há registro de entrada de documentos também em 1977, 1996 e 2000. Rui Moreira Leite, em 1996, doou ao instituto selos comemorativos e convites de eventos referentes ao evento e Beatriz de Almeida, em 2000, doou matérias extraídas de publicações sobre a Semana e sua comemoração.

CONTEÚDO DO ACERVO

Arquivo
SIGLA: BR USP/IEB SAM
Matérias jornalísticas sobre as comemorações do cinquentenário da Semana de 1922 e o modernismo no Brasil. Há também convites de eventos e selos comemorativos relacionados ao título da coleção.
QUANTIDADE
19 634 documentos
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Processado