I Seminário Internacional Arquivos, Mulheres e Memórias

seminário

O I Seminário Internacional Arquivos, Mulheres e Memórias visa estimular reflexões epistemológicas e metodológicas, de caráter interdisciplinar, acerca dos desafios e potencialidades dos arquivos de mulheres. Realizado pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC e o Instituto de Estudos Brasileiros da USP, com o apoio da Capes, tem como objetivo pensar os arquivos como espaços para a valorização da memória feminina e como fontes para a escrita da história. O seminário será composto de 10 mesas, conferência de abertura e conferência de encerramento e acontecerá ao longo de quatro dias.

Confira a programação completa aqui

Atividades Pré-Eventos:
de 22 a 25 de março no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.

Encontro com pesquisadores: 24 de março de 2017 (sexta-feira)
9:30 – 13:00 – Cerimônia e atividades de abertura
14:30 – 16:30 – Mesa de pós-graduação
17:00 – 19:00 – Mesa de pós-graduação
19:00 – 19:30 – Encerramento

Evento Principal
de 28 a 31 de março
Mais informações e inscrições: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo.

28 de março de 2017 (terça-feira)
Conferência de abertura
10:30 – 11:30: Profa. Dra. Françoise Simonet-Tenant – Université de Rouen (França). Mediação Prof. Dr. Marcos Antonio de Moraes (IEB – USP).
11:45 – 12:45: Profa. Dra. Jaqueline Vassallo – Universidad de Córdoba (Argentina). Mediação Prof. Dra. Ana Paula Cavalcanti Simioni (IEB – USP).

Mesa 1:  Práticas científicas, práticas generificadas: mulheres na(s) ciência (s)
14:30 – 16:45: Prof. Dra. Maria Leandra Bizello (Unesp), Luísa Valentini (Doutoranda USP) e Profa. Dra. Heloísa Pontes (Unicamp).
Mediação Marina Mazze Cerchiaro (Doutoranda MAC – USP).

Mesa 2:  Literatura como profissão: (as agruras de) ser escritora no Brasil do século XIX
17:15 – 18:45: Profa. Dra. Maria de Lourdes Eleuterio (FAAP) e Michele Asmar Fanini (Pós-doutora IEB – USP).
Mediação Profa. Roberta Paredes Valin (UFAM).

29 de março de 2017 (quarta-feira)

Mesa 3: Mulheres e a experiência da escrita no Brasil: entre arquivos e histórias
10:30 – 12:45: Prof. Dr.Marcos Antonio de Moraes (IEB – USP),Raquel Afonso da Silva (Pós-doutora IEB – USP) e Elena Pajaro Peres (Pós-doutora IEB – USP).
Mediação Marina Mazze Cerchiaro (Doutoranda MAC – USP).

Mesa 4:  Memórias (re)conquistadas: mulheres artistas e os desafios do reconhecimento
14h30 – 16h45: Profa. Dra. Ana Paula Simioni (IEB – USP), Andrea de Araújo Nogueira (SESC/USP) e Profa. Dra. Renata Aparecida Felinto (Universidade Federal do Cariri).
Mediação  Marcos Antonio de Moraes (IEB – USP).

Mesa 5:  Redesenhando o cânone: mulheres artistas e práticas historiográficas
17h15 – 18h45: Profa. Dra. Silvana Barbosa Rubino (Unicamp) e Profa. Dra. Helouise Costa (MAC – USP)
Mediação Ana Paula Simioni (IEB – USP).

30 de março de 2017 (quinta-feira)
Mesa 6: Mulheres anônimas: práticas de memórias coletivas silenciadas
10:30 – 12:45: Profa. Dra.Maria Cristina Cortez Wissenbach (USP), Alexandre Araujo Bispo (doutorando Antropologia USP) e Profa. Dra. Giovana Xavier (UFRJ).
Mediação Kelly Adriano de Oliveira (SESC)

Mesa 7:  Compositoras e musicólogas: elas não são as cantoras do rádio
14:30-16:45: Profa. Dra. Flávia Camargo Toni (IEB – USP), Manoel Aranha Corrêa do Lago (Musicólogo) e Nilcéia Baroncelli (Musicóloga).
Mediação Flavia Prando (SESC/doutoranda USP)

Mesa 8: Por novas trilhas: a composição no século XXI
17:15-18:45:  Valéria Bonafé Sonora: música(s) / feminismo(s) e Ana Carolina Arruda de Toledo Murgel (Pós-doutora Unicamp).
Mediação Flávia Camargo Toni (IEB – USP).

31 de março de 2017 (sexta-feira)
Mesa 9: Mulheres, arquivos e instituições
10:30 –12:45: Dulcilei da Conceição Lima (SESC/ doutoranda UFABC), Elisabete Marins Ribas (Arquivo IEB – USP) e Profa. Dra. Sônia Maria Troitiño Rodriguez (Unesp).
Mediação Andréa Nogueira (SESC/USP).

Mesa 10: Homenagem a Anita Malfatti
14:30 -16:30: Profa. Roberta Paredes Valin (UFAM), Renata Cardoso (Pós-doutora MAC – USP) e Regina Teixeira de Barros (Curadora da exposição “Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna” no MAM).
Mediação Juliana Braga (SESC).

Conferência de encerramento
17:00 – 18:00: Profa. Dra. Aracy Abreu Amaral (USP).
Mediação Elisabete Marins Ribas (Arquivo IEB – USP).

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.