IEB na 7ª Semana Nacional de Arquivos

7ª Semana Nacional de Arquivos – De 5 a 9 de junho de 2023

Programação do IEB/USP:

O Instituto de Estudos Brasileiros participa da 7ª Semana Nacional de Arquivos, utilizando múltiplos meios de divulgação.

Primeiramente, no formato de mesas-redondas, via Iebinários,  aproveitando a oportunidade para apresentar os resultados alcançados com o projeto Música, Literatura e Cultura no Fichário Analítico de Mário de Andrade: uma introdução à história do Modernismo, cuja equipe de coordenadores foi formada pelos professores Prof. Dr. Marcos Antonio de Moraes (co-orientador), Profa. Dra. Telê Ancona Lopez (Professor Sênior IEB), Dina Elisabete Uliana (Supervisora Técnica de Serviço do Arquivo), Elisabete Marin Ribas (Técnica de Serviço do Arquivo) e contou com a colaboração de nove alunos, sob o financiamento do Programa PUB-USP, ao longo de sua elaboração. Foram eles: Marco Antonio Teixeira Jr. e Karoliny Aparecida de Lima Borges (2017); Taís Estéfanie Pacheco Ferreira (2018), Amanda Ferreira da Cruz (2019), Dora Garcia Correa de Moraes (2020), Lorena Sofia Improta (2021 e 2022), Joyce de Souza Silva, Gustavo Santos Lima da Silva (2022) e a colaboração de Rodney Ferreira (2022).

Para a apresentação dos resultados do projeto, serão apresentadas duas mesas, via Iebinário, no dia 6 de junho, [veja aqui o IEBinário]

O projeto Imprensa Negra Paulista no acervo do IEB fase II Catalogação de exemplares dos jornais A Liberdade (1919) e Getulino (1923), orientado pela professora Inês Gouveia, tem contado com a participação das pesquisadoras Nathalia Cecilia Pessoa Caires e Carolina Natividade da Cruz, apresentará um episódio de podcast que tem como objetivo apresentar o projeto “A Imprensa Negra Paulista”, atrelado ao Programa Unificado de Bolsas da USP, no Arquivo IEB-USP. Além de discorrer sobre o trabalho técnico realizado, tem o intuito de apresentar a Imprensa Negra Paulista no contexto de sua relação com o meio social da comunidade negra do centro da cidade de São Paulo. Visa-se também a divulgação dos periódicos que integram o acervo do IEB, favorecendo a  memória dos sujeitos e do movimento negro.

Já o projeto Manuel Correia de Andrade, produzirá um pequeno vídeo que convidará as pessoas a conhecerem melhor os protocolos de conservação preventiva que está sendo realizado pelos membros do Projeto, junto ao fundo de Manuel Correia de Andrade. Mais informações em (https://sites.usp.br/pmca/)

Durante a realização da Semana, o IEB trabalha sobre a seguinte proposição formulada pelo Arquivo Nacional::

“O que nos cabe fazer para que os procedimentos arquivísticos estejam cada vez mais voltados à formação de arquivos plurais, capazes de estimular a desnaturalização de desigualdades?”

Para tanto, nossa proposta contempla uma série de atividades em torno dos projetos acima mencionados:

Dia 06/06 – 13:30hs: 1ª mesa:

Convidadas: Telê Porto Ancona Lopez, Tatiana Longo Figueiredo e Marcos Antonio Moraes

Mediação: Elisabete Ribas

15hs: 2ª mesa:

Convidados: Lorena Sofia Improta, Karoliny Aparecida de Lima Borges, Eduardo Macena

Mediação: Flávia Camargo Toni

Dados dos coordenadores: