Laboratório de Conservação e Restauro

Criado em 2003, o Laboratório de Conservação e Restauro, conforme o artigo IV do regimento do IEB, tem como atividade regular principal garantir a preservação e conservação das obras pertencentes aos três acervos do IEB – Arquivo, Biblioteca e Coleção de Artes Visuais -, aplicando medidas que visam o bem estar físico do acervo e, consequentemente, das informações nele presentes, com o princípio de sua disponibilização e democratização.  O Laboratório é especializado em papel, uma vez que grande parte do acervo do Instituto se compõe deste suporte.

A partir do entendimento da preservação como organização e programação de todos os tipos de práticas relativas à conservação preventiva da coleção do Instituto em geral, fazem parte da metodologia de trabalho a preservação do edifício e seu entorno, aplicação de métodos de guarda de  armazenamento, a seleção e cuidados adequados com o mobiliário, o acondicionamento das obras e documentos com materiais apropriados, métodos de segurança contra riscos e políticas de manuseio, além de  elaboração de documentos alternativos para documentos originais muito manuseados, como a digitalização ou produção de fac-símiles, garantindo assim sua durabilidade enquanto original e sua disponibilização. A fim de reduzir as possibilidades de riscos de deterioração, estão também o controle ambiental, a manutenção e proteção regular das coleções considerando suas especificidades e a aplicação de eventuais tratamentos interventivos adequados. Às práticas do Laboratório estão vinculadas algumas ações relacionadas à difusão do acervo e a garantia da materialidade das obras para exposições ou substituição e transferência de suporte, além de desenvolvimento de pesquisas com tecnologia científica aplicada e cursos de formação profissional ligados à área da conservação e restauro de obras.

Regularmente o Laboratório realiza parcerias e trabalhos em conjunto com outras unidades presentes na Universidade como IPEN, Instituto de Física da USP e Universidade Estadual de Londrina, Sibi, Museu Paulista, MAC, entre outras instituições nacionais, a fim de desenvolver pesquisas técnico-científicas que contribuam para o bem estar dos acervos patrimoniais públicos. Dentre esses trabalhos destacam-se: a irradiação realizada no IPEN de alguns acervos contaminados por fungos e xilófagos , desde o momento inaugurador do uso da radiação ionizante para esse fim no Brasil, as análises físicas em obras gráficas e pictóricas presentes na Coleção de Artes Visuais do IEB em parceria com o Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física da USP com a aplicação de métodos não destrutivos para  levantamento de materiais e técnicas presentes em cada obra como espectrofotmetria com fibra ótica,  Fluorescência de Raios X, espectroscopia Raman e técnicas de imageamento multiespectral; além de experimentos ligados a processos de restauro que envolvem a nanotecnologia atualmente desenvolvida em conjunto com profissionais da Nanorestart, ligados à ciência, tecnologia e conservação restauração de bens patrimoniais, como o uso do Hidrogel em suportes celulósicos.

É primordial, para o bom funcionamento da dinâmica de trabalho realizado pelo Laboratório, que exista um envolvimento interdisciplinar dos profissionais e dos diversos serviços do Instituto, priorizando o ABC do IEB – Arquivo, Coleção de Artes Visuais e Biblioteca. Dessa forma, a elaboração e concretização de projetos, parcerias, cuja natureza norteadora (o acervo) viabiliza um trabalho em conjunto e que se desenvolve pela constante relação e comunicação entre as partes do todo, se mostra fundamental para o desenvolvimento e vitalidade das atividades da instituição e aos profissionais que a mantém como um organismo vivo e dinâmico tendo como norte o seu regimento em que prioriza a disponibilização dos seus acervos ao público em geral.

Serviços oferecidos

• Atividades de conservação e restauro para unidades da USP e instituições públicas e privadas.

• Visitas técnicas, previamente agendadas.

2ª. a 6ª. feiras, das 09h às 17h

Contato + 55 11 2648-1663