
Encontro: Nos dias 5 e 11 de fev. a equipe do Arquivo foi visitar as novas instalações do Arquivo do Estado de São Paulo. Foram muitas trocas de experiências e tardes repletas de aprendizado! Agradecemos a equipe do Arquivo pela atenção!

Nós, o Sérgio e o Carnaval: a equipe do Arquivo comemorou o Carnaval de maneira diferente ! Até a fotografia de nosso querido Professor Sérgio Buarque entrou na folia!

Ano novo, casa nova: o Arquivo IEB retomou suas atividades normais de atendimento ao pesquisador, a partir de janeiro de 2016, devidamente agora instalado na nova sede do IEB. Venha nos visitar!

BYU: Recebemos cinco estudantes da BYU em uma parceria feita entre o IEB e a Universidade Brigham Young. Além do trabalho com os arquivos pessoais de escritores, no dia 17/07 visitamos a Casa de Mário de Andrade!

INTERCÂMBIO: no dia 27 de setembro o Arquivo recebeu parte da equipe de estagiários e supervisores do Museu Paulista. Houve um gostoso intercâmbio de experiências entre todos! A hora passou depressa e a visita se estendeu até às 19 horas.

IEB E EDUCAÇÂO: Em 11/09/2013, estudantes e professores do Colégio Rama visitaram ao IEB, onde entraram em contato seu com valioso acervo. Os alunos se surpreenderam e “voltaram muito impressionados com as pesquisas e estruturas da USP".

AGB e IEB: Joana Lima, acompanhada da equipe do Arquivo IEB, realizou nos dias 2, 3 e 4 de julho, oficina abordando questões de conservação preventiva. Desta vez foi a Associação dos Geógrafos Brasileiros, seção São Paulo, que nos confiou seu acervo.

CESTA e IEB: no dia 28 de junho, colegas do Centro de Estudos Ameríndios USP, detentor de rico acervo documental e bibliográfico, receberam instruções iniciais de salvaguarda de seu acervo, graças às orientações prestadas pela funcionária Joana Lima.

ARQ-SP: Nos dias 15 e 16 de junho, parte da equipe do Arquivo participou de curso ministrado pela professora Viviane Tessitore, em Campos do Jordão. Ele foi promovido pela ARQ-SP e maiores informações podem ser obtidas no site: www.arqsp.org.br

OBRAS RARAS: nos trabalhos do Projeto História Viva, destacam-se as atividades dos estagiários do Arquivo. Na última sexta-feira dedicada ao Fundo Marlyse Meyer, foram identificadas peças de teatro do século XIX.

ATENDIMENTO À COMUNIDADE: Desta vez, a convite do Centro de Memória de Jundiaí, durante a semana de 22 a 26 de abril, foram desenvolvidas oficinas teórico-práticas a partir do valioso acervo documental do município.

VISITA ILUSTRE: No dia 10 de abril, o Arquivo recebeu a visita da Professora Cecília de Lara, responsável pelo início da organização do Fundo João Guimarães Rosa. Junto dos participantes da Roda de Leitura, a professora relatou como tudo começou!

O ARQUIVO DO IEB PARTICIPA DA SLA (Section for Archives of Literature and Art) do Conselho Internacional de Arquivos. O grupo é dedicado ao estudo e levantamento de arquivos de escritores e artistas no mundo todo.
http://literaryartisticarchives-ica.org/

EM 22/02 O ARQUIVO RECEBEU A VISITA DE ISABEL MURTINHO e família, que auxiliou na identificação de fotografias do Fundo Caio Prado Jr. Foram recebidos pela pesquisadora Giovana Faviano, responsável pela pesquisa "Caio Prado Jr. Fotógrafo".

QUANDO A HISTÓRIA FAZ NOTÍCIA: No dia 22 de fevereiro, a equipe do Arquivo visitou o Acervo Estadão. Recebidos pelo jornalista e documentalista Edmundo Leite, todos puderam conhecer os bastidores da redação de um grande meio de comunicação.

EXTROVERSÃO DO ARQUIVO MILTON SANTOS: pretende processar de acordo com normas técnicas e científicas o fundo pessoal do geógrafo; isso implica no seu inventário, descrição, classificação e acondicionamento para ser oferecido à pesquisa pública.

RODA DE LEITURA JOÃO GUIMARÃES ROSA: Participantes da Roda visitarão o Arquivo IEB em 5 de setembro. Na visita deste segundo semestre, serão apresentados alguns dos originais literários do nosso querido escritor mineiro.

DOIS INSTITUTOS, UMA AÇÃO: Com a parceria entre Instituto de Química e IEB (Projeto História Viva), o Fundo do Prof. Pascoal Senise recebeu os primeiros tratamentos para compor o futuro Centro de Memória do IQ e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

PROJETO HISTÓRIA VIVA: Encontros com estudiosos na área de Arquivologia. Propõe ações práticas e reflexões teóricas sobre acervos do IEB e da USP. Buscamos a partir de novas teorias, desenvolvermos juntos uma nova prática cotidiana de trabalho.

LITERATURA DE CORDEL: Discussão no IPHAN pelo tombamento dos acervos de folhetos no Brasil como patrimônio imaterial.

FUNDO IEB: Destinado à manutenção da memória e da documentação histórica do Instituto de Estudos Brasileiros. Responsável pela triagem, catalogação e disponibilização do material.