Theon Spanudis

(Esmirna, Turquia, 1915 – São Paulo, SP, 1986)

| BIOGRAFIA |
Poeta, colecionador e crítico de arte, cresceu em Atenas e estudou Medicina em Viena, especializando-se em Psicanálise. Em 1950, veio para São Paulo a convite da Sociedade Brasileira de Psicanálise, na qual lecionou até 1957. Apoiou e colecionou obras de Alfredo Volpi e de José Antônio da Silva. Também escreveu sobre os dois artistas e iniciou uma importante coleção de obras de arte doadas em 1979 ao MAC/USP. Em 1957, decidido a se dedicar à produção poética e à crítica de arte, abandonou a psicanálise. Participou do movimento neo-concreto e é um dos criadores da poesia cinética brasileira. Dentre suas obras destacam-se Poesia íntegra, e Novos poemas.

PERCURSO
Doação feita pelo titular em testamento e efetivada em 22 de abril de 1987.

CONTEÚDO DO ACERVO

Arquivo
SIGLA: BR USP/IEB TS
Correspondência, fotografias, artigos e catálogos de exposição. A maior parte da documentação oferece subsídios para o estudo da vida e da trajetória do titular nas suas atividades de crítico de arte e poeta, destacando-se seu relacionamento com alguns artistas. São escassas as informações sobre o médico psicanalista. Integram o fundo os originais e as traduções de sua obra em português, inglês e alemão.
QUANTIDADE
Aproximadamente 2 450
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Parcialmente processado

Biblioteca
SIGLA: TS
Livros e revistas sobre arte brasileira e estrangeira, além de catálogos de exposições. Há também literatura, filosofia, história e folclore. Um número razoável de dicionários bilíngües completa a coleção.
QUANTIDADE
Aproximadamente 4 000 volumes
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Parcialmente processado