Yan de Almeida Prado

(Rio Claro, SP, 1898 – São Paulo, SP, 1987)

| BIOGRAFIA |
Colecionador e escritor, João Fernando de Almeida Prado, descendente de tradicional família paulista, possuía diversos interesses, dentre os quais podemos mencionar as artes plásticas, a literatura e a enologia. Na década de 1930, os estudos historiográficos ocuparam o centro de suas atividades, resultando na publicação de importantes obras historiográficas e duas literárias, entre as quais Primeiros povoadores do Brasil (1935), Tomas Ender (1955), D.João VI e o início da classe dirigente no Brasil (1968), A grande Semana de Arte Moderna (1976) e Entradas e bandeiras (1986). Colecionador de obras raras e primeiras edições, Yan formou uma das maiores coleções particulares da época, sua famosa brasiliana, que reúne obras sobre a história do Brasil. Em 1962, sua brasiliana foi vendida para a Universidade de São Paulo, constituindo o núcleo inicial dos acervos do IEB.

PERCURSO
Compreende dois conjuntos documentais, sendo um formado pelos documentos pessoais do titular encontrados em seus livros, como cartas, postais, notas e outros. Em 1988, essa documentação foi acrescida de documentos doados por José de Almeida Prado de Castro, correspondendo a 1537 documentos. Outro conjunto é formado pelos códices de manuscritos dos séculos XVII a XIX oriundo da biblioteca pessoal do titular. Em 2001, os cinqüenta códices de manuscritos foram inteiramente micro-filmados e tiveram suas ilustrações fotografadas em cromo. O acervo bibliográfico e os códices de manuscritos de Yan de Almeida Prado foram comprados pela Universidade de São Paulo em 1962 para formar a biblioteca inicial do IEB e correspondem, atualmente, a uma das coleções do seu acervo.

CONTEÚDO DO ACERVO

SIGLA: BR USP/IEB YAP
Documentos relacionados a compra de livros, relação de obras, duplicatas, matérias extraídas de periódicos e cartões publicitários de livrarias, compra de vinho (como catálogos e notas fiscais), correspondência particular, compra utensílios domésticos e movimentação bancária geral; artigos concernentes a Frederico Augusto Schmidt e a Assis Chateaubriand, bem como a assuntos relacionados à arte e literatura, manuscritos de poemas; cinqüenta códices abrangendo o período de 1640 a 1923 com ilustrações (mapas, fotocromos); material referente a encadernadoras e editoras; dossiê referente a Blaise Cendrars, composto de matérias extraídas de periódicos, cartas pessoais e gravuras.
QUANTIDADE
Aproximadamente 3 500 documentos
Parcialmente processado

SIGLA: YAP
Memórias, crônicas e outras manifestações literárias, cartas, documentos jurídicos, informes oficiais, petições, relatórios militares, relatos comerciais, mapas, quadros estatísticos, desenhos, instruções governamentais, projetos administrativos, dentre outros. Constam, também, bibliografias, catálogos, dicionários e enciclopédias. Abrange obras do período colonial e do Brasil independente, sendo considerada uma das mais importantes no que se refere aos viajantes que estiveram aqui. Dessas obras de viagens, dos séculos XVI ao XX, a coleção possui as edições originais, com seus álbuns, e também edições em várias traduções. Entre outros atlas, a arte cartográfica dos Países Baixos está representada pelo Blaeus grooten Atlas of Weretbeschryving (Amsterdam, 1648–1664, em nove volumes). Reúne ainda numerosos álbuns com vistas do Rio de Janeiro e ilustrações de nossa fauna e flora. Possui um número considerável de obras sobre história e organização política e social. Possui ainda muitas obras com encadernação em pergaminho e outras com encadernação original da época. Destacam-se algumas coleções, nem sempre completas, de revistas antigas como: Correio Brasiliense , Iris , Patriota e Revista Ilustrada .
QUANTIDADE:
10 000 volumes
Totalmente processado

Coleção de Artes Visuais
SIGLA: YAP
Óleo sobre tela retratando o titular.
QUANTIDADE
1 retrato