Defesa de Dissertação de Mestrado de Cyro de Souza Neto

No dia 04 de fevereiro, às 14h30, será realizada, sob a orientação do Prof. Dr. Jaime Tadeu Oliva, a Defesa de Dissertação de Mestrado do pós-graduando Cyro de Souza Neto, intitulada Desenho urbano e criminalidade: uma análise para as regiões do Largo da Batata e Largo Nossa Senhora do Ó – São Paulo/SP.

RESUMO: A sociedade brasileira vivenciou um processo de crescimento urbano acelerado. Aliado a isso, e dadas as respectivas realidades locais, foi possível verificar o surgimento de diversos problemas sociais, econômicos e ambientais nas grandes aglomerações urbanas no país. Em particular, destaca-se a questão da criminalidade urbana. De acordo com contribuições provenientes de diferentes áreas do conhecimento, regiões com elevadas taxas de crime não estão distribuídas aleatoriamente no espaço urbano. Assim, é possível argumentar que certas condições do ambiente urbano podem influenciar a ocorrência do ato criminoso. O argumento é que características do desenho urbano bem como a composição social e demográfica são fatores relevantes para a ocorrência do crime. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo analisar a dinâmica da criminalidade e sua relação com as características urbanas das regiões do Largo da Batata e do Largo Nossa Senhora do Ó, São Paulo-SP, e em seguida realizar um estudo comparativo das condições urbanas, que inclui o socioeconômico. Assim, procura-se compreender o crime com outra perspectiva, realizando uma abordagem local e específica. No que diz respeito às questões metodológicas, propõe-se realizar um estudo empírico, baseado em visitas in loco, buscando identificar como a existência da criminalidade urbana se relaciona com questões urbanas. Tal estudo terá também como alicerce análises históricas, geográficas, sociais e econômicas do espaço. A justificativa para estudar estas regiões é devido as suas características urbanísticas, relevância para a cidade de São Paulo e peculiaridades, como as características das edificações, uso do solo e movimentação das regiões.

Onde: Instituto de Estudos Brasileiros/Edifício Brasiliana  – Sala 07 – Defesa – 2º andar
Quando: 04 de fevereiro, 14h30