Defesa de Dissertação de Mestrado de Diogo Cardoso dos Santos

No dia 23 de outubro, às 09h30, será realizada, sob a orientação do Prof. Dr. Fernando Paixão, a Defesa de Dissertação de Mestrado do pós-graduando Diogo Cardoso dos Santos, intitulada “O mundo feito caderno: transfiguração e modernidade em Cadernos de João, de Aníbal Machado”.

RESUMO:O presente trabalho propõe-se a analisar o livro Cadernos de João, de Aníbal Machado, estabelecendo relações entre os textos que compõem a obra, no intuito de compreender sua complexidade organizacional. Esse viés foi escolhido com base na dificuldade de se verificar a unidade deste livro, que reúne dois outros anteriores – ABC das catástrofes – Topografia da insônia e Poemas em prosa –, acrescidos de textos inéditos, configurando um novo livro. Esta dificuldade se dá pelo fato de os livros originários, principalmente Poemas em prosa, não obedecerem sua ordem primitiva. Também os textos que configuram esta nova obra apresentam-se em diversos gêneros, tais como poemas, poemas em prosa, aforismos, fragmentos e, além disso, há a escolha do autor pelo uso de tipografias variadas. Esta análise será realizada observando ainda o olhar que o escritor lança sobre as questões impostas pela modernidade, como o destino humano e a ideia de dignidade, além do modo pelo qual o escritor transfigura a realidade em sua obra.

Onde: Instituto de Estudos Brasileiros/Edifício Brasiliana  – Sala 07 – Defesa – 2º andar
Quando: 23 de outubro, 09h30