Defesa de Dissertação de Mestrado de Enrique Grunspan Staschower

No dia 10 de dezembro, às 14h30, será realizada, sob a orientação do Prof. Dr. Jaime Tadeu Oliva, a Defesa de Dissertação de Mestrado do pós-graduando Enrique Grunspan Staschower, intitulada “Uma análise crítica da reestruturação urbana: um hiato de trinta anos no território da IRF Matarazzo – São Caetano do Sul (SP)”.

RESUMO: Uma Análise Crítica da Reestruturação Urbana: um hiato de trinta anos no território da IRF Matarazzo – São Caetano do Sul (SP). 2019 168 f. Dissertação (Mestrado) Instituto de Estudos Brasileiros. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2019. A presente dissertação trata da reestruturação urbana, analisada a partir das transformações ocorridas no último quartel do século XX; a reestruturação do modelo industrial, acelerando as relações de produção, através da compressão espaço-tempo, graças às tecnologias de comunicação. Objetiva-se analisar as potencialidades urbanas da reinserção do antigo território da IRF Matarazzo. Este território, situado em São Caetano do Sul (SP), sediou uma grande unidade integrada, símbolo de um modelo de industrialização que caracterizou seus primórdios, enquanto produção verticalizada e centralizada; hoje encontra-se desativada e em ruínas. Ao seu encerramento esta indústria demonstrou sua falta de competitividade e obsolescência, contaminando por BHC e mercúrio suas instalações, funcionários e vizinhos, encerrou suas operações na década de 1980. Este território, na interface dos municípios de São Caetano do Sul e São Paulo, apesar de seu patrimônio fundacional, da sua centralidade, não realiza seu capital de urbanidade – permanece inerte. Iniciamos com as conceituações da pós modernidade, seguido da conceituação de cidades, segundo diversas óticas; para em sequência buscar teóricos, que analisassem a cidade industrial e seus modelos; a partir destas análise e seus modelos, historiamos a evolução das cidades no Brasil, o impacto da industrialização e suas heranças na região Metropolitana de São Paulo; em seguida nos detivemos detalhadamente sobre os modelos fabris que este território sediou, desde o período beneditino ao encerramento da IRF Matarazzo; conceituamos, sob a ótica dialética, espaço-tempo e reestruturação industrial-urbana; para, através destas conceituações, analisar outras experiências de reestruturação urbana, na Região Metropolitana de São Paulo – suas formas de implantação e sua contribuição enquanto promotoras de urbanidade. Buscamos com esta pesquisa poder contribuir para a compreensão dos processos de reestruturação industrial e suas potencialidades de transformação no tecido urbano, frente aos desafios enfrentados pelas cidades brasileiras para superar injustiças e segregações, quando conformam enclaves que negam os conceitos de cidade enquanto elemento social de interação e comunicação.

Onde: Instituto de Estudos Brasileiros/Edifício Brasiliana  – Sala 07 – Defesa – 2º andar
Quando: 10 de dezembro, 14h30