Defesa de Dissertação de Mestrado de Fernando Oliveira Nunes de Souza

No dia 25 de novembro, às 14h30, será realizada, sob a orientação da Profa. Dra. Ana Paula Cavalcanti Simioni, a Defesa de Dissertação de Mestrado do pós-graduando Fernando Oliveira Nunes de Souza, intitulada “Isai Leirner: homem de negócios, homem das artes”.

RESUMO: O presente estudo busca compreender a trajetória do industrial imigrante Isai Leirner na constituição do campo cultural da cidade de São Paulo em meados do século XX. Estabelecer as relações e entrelaçamentos entre a carreira profissional e pessoal de Isai Leirner e a complexidade do campo cultural, econômico e artístico de um determinado momento da realidade brasileira é o mote dessa pesquisa, com o objetivo compreender rupturas e convergências entre público e privado. Para tanto, procura-se abordar sua trajetória a partir de alguns grandes eixos: 1) Isai como um estudo de caso significativo para a compreensão da importância da imigração judaica em São Paulo em sua contribuição para alguns universos específicos, como o do campo artístico; 2) Nesse sentido, a fundação do Prêmio Leirner de Arte Contemporânea (1956) e da Galeria de Arte das Folhas (1957) constituem momentos relevantes para perceber a inserção de Isai Leirner no campo e o modo com que essa articula o mundo econômico ao cultural. Finalmente, 3) busca-se desvendar de que modo as relações familiares dos Leirner contribuíram para uma ascensão dos indivíduos que fazem parte desse “clã”. Partindo da ideia de da “contaminação de prestígios” de Gilda de Mello e Souza, procura-se conferir atenção especial para a parceria entre Isai e a escultora Felícia Leirner, a qual pode ser indicativa das articulações entre elites econômicas e culturais e as clivagens de gênero em curso no ambiente paulistano daquele momento.

Onde: Instituto de Estudos Brasileiros/Edifício Brasiliana  – Sala 07 – Defesa – 2º andar
Quando: 25 de novembro, 14h30