Defesa de Dissertação de Mestrado de Gabriela Gasparotto Souza

No dia 25 de setembro, às 14h00, será realizada, sob a orientação da Profa. Dra. Flávia Camargo Toni, a Defesa de Dissertação de Mestrado da pós-graduanda Gabriela Gasparotto Souza, intitulada “Música de concerto ‘à paulista’: um estudo sobre a criação de orquestras sinfônicas em São Paulo na década de 30”.

RESUMO: Esta pesquisa trata das principais Sociedades Sinfônicas sediadas na cidade de São Paulo no final da década de 20 e início da década de 30 – a Sociedade de Concertos Sinfônicos e a Sociedade Sinfônica de São Paulo. Dependentes do apoio financeiro da sociedade civil, seus projetos não conseguiram perdurar. Apesar disso, tiveram papel importante na formação de público e alguns de seus defensores permearam os aparelhos do Estado com políticas públicas que visavam a difusão da música sinfônica e a subvenção de uma orquestra oficial. Analisando os cenários, instituições e pessoas envolvidas; buscamos estudar esse meio musical imerso no cotidiano paulistano e quais suas consequências para a institucionalização de orquestras nos anos que se seguiram. Para isso, utilizamos como fonte primária artigos em jornais da época e programas musicais, e consulta a arquivos pessoais. Com o decorrer do trabalho, a questão musical se dissolve e as interações sociais e políticas se demonstraram mais determinantes para a manutenção de uma orquestra.

Onde: defesa remota
Quando: 25 de setembro, 14h00

O evento é aberto ao público: os que desejarem assistir à defesa devem contatar o setor de pós-graduação [iebpos@usp.br], para obter o link de acesso à sala do Google Meet.