Defesa de Dissertação de Mestrado de Guilherme Machado Botelho

No dia 04 de outubro, às 14h00, será realizada, sob a orientação do Prof. Dr. Walter Garcia da Silveira Junior, a Defesa de Dissertação de Mestrado do pós-graduando Guilherme Machado Botelho, intitulada Quanto vale o show? O fino rap de Athalyba-Man. A inserção social do periférico através do mercado de música popular.

RESUMO: Nos últimos dezoito anos, observa-se uma abertura ‘generosa’ de espaços para cantores e cantoras de Rap e Funk nos grandes meios de comunicação em massa. Percebe-se, também, conforme essas culturas musicais extrapolaram os limites de circulação do seu lugar de origem, a periferia, um aumento do interesse de jovens e intelectuais oriundos da classe média. Principalmente depois do fenômeno gradativo de projeção dos Racionais MC’s, ocorrido nos últimos vinte anos. E, atualmente, com o sucesso de Criolo, Rael, Emicida, Rincón Sapiência, Baco Exú do Blues, Raffa Moreira, Coruja BC1, Rico Dalasam, Karol Conka, entre outras e outros. Quais interesses, conflitos e perspectivas estão em jogo nessa movimentação?
Rastreando a construção e transformação da originalidade artística de Athalyba-Man, um dos primeiros artistas de Rap nacional a assinar contrato com gravadora multinacional, o referente trabalho busca compreender como se deu a formação e a introdução da cultura musical Rap no mercado fonográfico hegemônico. Assim como sua difusão, os conflitos e perspectivas.

Onde: Instituto de Estudos Brasileiros/Edifício Brasiliana  – Sala 07 – Defesa – 2º andar
Quando: 04 de outubro, 14h00