Defesa de Dissertação de Mestrado de José Roberto Vensan Maramaldo

No dia 22 de março, às 09h00, será realizada, sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Teixeira Iumatti, a Defesa de Dissertação de Mestrado do pós-graduando José Roberto Vensan Maramaldo, intitulada Os poetas duelistas e suas armas narrativas – o Duelo de Cantoria como signo complexo.

RESUMO: A presente dissertação é resultado da aplicação da abordagem analítica posterior à Virada Cognitiva à análise dos Duelos de Cantoria, um fenômeno que ocorre no nordeste brasileiro desde a segunda metade do século XIX e que permanece vivo até os dias atuais. Duelos de Cantoria têm sido pesquisados em geral em abordagens históricas ou antropológicas, e este trabalho se assenta sobre este corpo de análises agregando o campo analítico aberto pelas teorias cognitivas e evolucionárias ao esforço de estudo deste fenômeno cultural. A tensão sobre o Cantador – Duelista para compor poemas rimados durante o evento ao vivo, bem como os schemas e frames empregados na composição das estrofes em tempo real, nos servem de ponto-de-partida para o estudo. Alguns fenômenos resultantes são também estudados, como o aspecto de duelo do Duelo de Cantoria e como ele é construído em forma de “parceria no dissenso” como uma forma específica de narrativa distribuída, e a operação destas narrativas, e das
narrativas de narrativas, em um contexto social mais amplo. A análise está centrada em torno de eventos que ocorreram durante a segunda metade do Século XIX e primeira metade do Século XX, e que foram posteriormente registrados na forma escrita por críticos contemporâneos ou quase contemporâneos aos eventos.

Onde: Instituto de Estudos Brasileiros/Edifício Brasiliana  – Sala 07 – Defesa – 2º andar
Quando: 22 de março, 09h00