Defesa de Dissertação de Mestrado de Leandro Mendes Nogueira

No dia 08 de dezembro, às 14h00, será realizada, sob a orientação do Prof. Dr. Alexandre de Freitas Barbosa, a Defesa de Dissertação de Mestrado do pós-graduando Leandro Mendes Nogueira, intitulada A interpretação de Ignácio Rangel e o Brasil do “milagre” e “antimilagre” econômico.

RESUMO: Essa dissertação tem como propósito compreender a interpretação de Ignácio Rangel sobre o Brasil, destacando sua análise acerca da transferência de recursos ociosos (presentes no âmbito dos bens de produção, o chamado Departamento I) para as áreas estranguladas da economia (os serviços de utilidade pública), que ocorreria através da concessão de serviços públicos à iniciativa privada. Essa transferência provocaria uma expansão dos serviços de utilidade pública e a consequente expansão da demanda global, e criaria um vigoroso capitalismo financeiro nacional. Essa seria a alternativa rangeliana para a saída da crise dos anos 1980, o período do “antimilagre” econômico. Para compreendermos a proposta das concessões, se faz necessário apresentarmos algumas de suas teses: dualidade básica, o eixo estruturador do seu pensamento; dialética da capacidade ociosa; e o papel do Estado e do setor privado. A abordagem do pensamento rangeliano, além do mergulho em sua própria obra, será apoiada na análise da trajetória política e profissional do autor, das relações com seus interlocutores e, também, do diálogo que estabelece, nem sempre explícito, com Caio Prado Jr., Celso Furtado e Florestan Fernandes, intérpretes brasileiros contemporâneos a Rangel, que refletiram sobre a natureza e as especificidades do desenvolvimento brasileiro. Essa análise tem por intuito, afinal, situar as contribuições de Rangel como interpretações relevantes da realidade brasileira.

Onde: Instituto de Estudos Brasileiros/Edifício Brasiliana  – Sala 07 – Defesa – 2º andar
Quando: 08 de dezembro, 14h00