Defesa de Dissertação de Mestrado de Marcel Villemor Jofily de Lima

No dia 24 de agosto, às 14h00, será realizada, sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Teixeira Iumatti, a Defesa de Dissertação de Mestrado do pós-graduando Marcel Villemor Jofily de Lima, intitulada “Paulo amigo”: novas perspectivas  e documentos para o estudo da obra de Paulo Prado

RESUMO: A pesquisa apresentada nessa dissertação pretende trazer novos elementos para o estudo da obra do intelectual e cafeicultor Paulo da Silva Prado (1869-1943). O caminho escolhido para a busca de novos elementos foi o da ampliação da gama documental disponível. Dessa forma, um longo trabalho de pesquisa foi empreendido em lugares como a Biblioteca Mário de Andrade, o Instituto do Ceará e, até, junto à família Prado. Ao lado de cadernos de cópias, anotações e artigos de jornais, uma série de 31 cartas trocadas entre Paulo Prado e Capistrano de Abreu foram encontradas. Em posse de tal material o trabalho propõe uma dupla análise. Em um primeiro momento, a correspondência inédita é analisada juntamente com as cartas já conhecidas. O intuito é a observação da relação de Capistrano de Abreu e Paulo Prado. Posteriormente, empregou-se uma análise das informações coletadas para observar as recepções apresentadas por Paulo Prado em seu livro Retrato do Brasil: ensaio sobre a tristeza brasileira (1928) de ideias e conceitos desenvolvidos por Capistrano de Abreu em sua obra. Por fim, a dissertação apresenta alguns apontamentos acerca das novas possibilidades no estudo da obra de Paulo Prado.

Onde: Instituto de Estudos Brasileiros/Edifício Brasiliana  – Sala 07 – Defesa – 2º andar
Quando: 24 de agosto, 14h00