Defesa de Dissertação de Mestrado de Marcelle Marques de Andrade

No dia 27 de agosto, às 14h00, será realizada, sob a orientação da Profa. Dra. Flávia Camargo Toni, a Defesa de Dissertação de Mestrado da pós-graduanda Marcelle Marques de Andrade, intitulada “Helena de Magalhães Castro: uma intérprete genuinamente brasileira? (1924-1931)”.

RESUMO: Esta pesquisa pretende analisar a atuação de Helena de Magalhães Castro (1902-1995), declamadora, violonista, propagadora do folclore nacional, fundadora e presidenta da Instrução Artística do Brasil (IAB). O núcleo documental central para o desenvolvimento dos estudos é o acervo pessoal, ainda inédito, de Helena de Magalhães Castro, constituído por cartas e postais, Revistas da IAB, álbuns de viagens pelo Brasil e exterior. A análise contemplará sua produção artística, entre os anos de 1924 a 1931, com ênfase em sua apresentação oficial como declamadora e violonista, do início de sua trajetória profissional até o ano da fundação da IAB.
Pretende-se também contextualizar a prática da declamação no Brasil como um nicho comercial relevante e, concomitantemente, compreender a atuação de Helena como mediadora e estilizadora de canções populares. Serão levantas reflexões sobre a utilização de fontes populares na construção de seu repertório artístico, buscando lançar luz sobre sua trajetória e dar visibilidade ao papel desenvolvido por Helena como divulgadora da arte nacional.

Onde: defesa remota por videoconferência
Quando: 27 de agosto, 14h00