Defesa de Dissertação de Mestrado de Paula de Oliveira Feliciano

No dia 11 de fevereiro, às 14h30, será realizada, sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Antonio de Moraes, a Defesa de Dissertação de Mestrado da pós-graduanda Paula de Oliveira Feliciano, intitulada “Modernistas à Mesa: A Coleção de Cardápios de Mário de Andrade (1915-1940)”.

RESUMO: Esta dissertação realiza uma abordagem interdisciplinar dos cardápios colecionados pelo polígrafo modernista Mário de Andrade (1893-1945), entre 1915 e 1940. A documentação, composta de 22 menus e um marcador de lugar à mesa, encontra-se preservada no Fundo Mário de Andrade, no patrimônio do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Ao longo da história, o menu deixa de ser somente uma lista ordenada de pratos de uma refeição ou plano de trabalho para cozinheiros, para se transformar em testemunho da vida cultural, social e política de uma época. A interpretação dos cardápios reunidos pelo criador de Macunaíma partiu da análise de aspectos gráficos e textuais, gastronômicos, históricos, buscando também apreender redes de sociabilidade, registros de encontros modernistas. A investigação apresenta uma reflexão sobre os saberes gastronômicos observados na coleção e seus vínculos com a experiência culinária do tempo. Tencionou-se contextualizar esses documentos efêmeros no gênero Literatura Culinária, tendo em vista o conhecimento gastronômico sistematizado em princípios do século XX, na França. Recupera-se, ainda, o interesse de Mário de Andrade por aspectos culturais e sociais da culinária.

Onde: Instituto de Estudos Brasileiros/Edifício Brasiliana  – Sala 07 – Defesa – 2º andar
Quando: 11 de fevereiro, 14h30