IEB5022 – Tópicos Especiais de História Econômica do Brasil

Prof. Dr. Alexandre de Freitas Barbosa

5º feira | 19h00 às 23h00

Início em: 07/03/2024

Disciplina Presencial: Sala 11 

 

Objetivos:

O curso se inicia (aula 0), com uma discussão metodológica sobre a relação entre história, economia e ciências sociais. As três partes seguintes do curso se complementam: a primeira (aulas 1 a 3) e a terceira (aulas 9 a 12) de cunho mais teórico, e a segunda de caráter mais histórico (aulas 4 a 8). Paralelamente, pretende-se estabelecer conexões e diálogos entre as categorias e as perspectivas metodológicas dos autores da primeira parte do curso (Fernand Braudel, Karl Polanyi, Immanuel Wallerstein, Robert Brenner, Giovanni Arrighi, David Harvey e Robert Boyer, dentre outros), que assumem uma perspectiva sistêmica; e os da terceira parte (Caio Prado, Celso Furtado, Ignácio Rangel e Florestan Fernandes), que pensam o Brasil a partir de um estilo de interpretação visceralmente interdisciplinar, que conjuga teoria e práxis, e parte da realidade mais ampla do capitalismo, para compreender não de maneira determinista, o jogo intricado entre ruptura e continuidade ao longo da história brasileira.

 

Conteúdo:
Apresentação – Economia e História: Uma Interação Difícil, porém Necessária
Aula 1 – Economia-Mundo e Capitalismo: A “Teoria” Braudeliana
Aula 2 – Sistema Mundial e Economia Mundo-Capitalista: A Interpretação de Wallerstein e a Crítica de Brenner
Aula 3 – Continuando o Debate: Arrighi, Harvey e Boyer
Aula 4 – Expansão Comercial e Gestação da Colônia
Aula 5 – O Ciclo de Acumulação Britânico
Aula 6 – O Brasil durante a Ascensão, Auge e Crise da Hegemonia Britânica
Aula 7 – O Ciclo de Acumulação Norte-Americano
Aula 8 – O Brasil durante a Ascensão, Auge e Crise da Hegemonia Norte-Americana
Aula 9 – Caio Prado Jr.: Colônia, Nação e Passivo Colonial
Aula 10 – Celso Furtado: Desenvolvimento, Subdesenvolvimento e Dependência
Aula 11 – Ignacio Rangel: A Dualidade Básica da Economia Brasileira
Aula 12: Capitalismo Dependente, Estrutura de Classe e a Dupla Articulação