Profa. Dra. Diana Gonçalves Vidal e colaboradores Pós-Doutorandos: Renata Brião de Castro e Jonatas Roque Ribeiro
Início em: 05/03/2024
3º feira | 14h00 às 17h30
Local: Sala 12–IEB
Decorrente das investigações efetuadas no âmbito do Projeto Temático Saberes e Práticas em fronteiras: por uma história transnacional a educação (1810-…), a disciplina tem como objetivo geral apresentar e discutir aportes teóricos do campo da História da educação, da História e da Educação Comparada, bem como debater questões metodológicas para análise de temas relativos ao processo de escolarização entre os séculos XIX e XX, sob uma perspectiva da História Transnacional.
Conteúdo:
A disciplina está organizada em dois módulos. O primeiro explora aportes teóricos a partir de uma historiografia nacional e internacional, tangenciando os seguintes tópicos:
– História transnacional: diferentes perspectivas e abordagens;
– História transnacional da escola e da escolarização;
– Comparação histórica, transferência cultural, apropriação, circulação e conexões;
– História da escola para além e entre fronteiras;
– Escola moderna e circularidade das trocas: escolas micro e macro.
O segundo módulo se debruça sobre objetos específicos de investigação de modo a operacionalizar a dimensão teórica.