PRÊMIO MARTA ROSSETTI BATISTA DE DISSERTAÇÕES DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

O Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo torna público o Edital Prêmio Marta Rossetti Batista de Dissertações, referente a dissertações defendidas em seu Programa de Pós-Graduação de 01 de abril de 2018 a 30 de abril de 2021.

Nos 15 anos de seu falecimento, o Prêmio de Dissertações do IEB homenageia Marta Rossetti Batista (6/6/1940 – 31/05/2007), grande professora e pesquisadora brasileira, que ao longo de sua vida tanto contribuiu para os estudos da arquitetura, museologia, estética e da história da arte brasileiras, para o desenvolvimento científico e cultural de nosso país e foi Diretora da Instituição entre os anos de 1994 e 1998.

TÍTULO I – Disposições gerais
Art. 1º – O Prêmio Marta Rossetti Batista de Dissertações do IEB tem como objetivo reconhecer o mérito de trabalhos acadêmicos sobre a cultura brasileira e será concedido a dissertações defendidas entre o período de 01 de abril de 2018 a 30 de abril de 2021.
Art. 2º – Constituem critérios para avaliação e premiação:
I – rigor metodológico e conceitual da dissertação;
II – clareza e correção do texto;
III – conformidade às normas brasileiras para a apresentação formal de textos acadêmicos;
IV – relevância de sua contribuição para a ampliação dos conhecimentos das áreas constituintes do Programa de Pós-Graduação do IEB;
V – ineditismo da dissertação. A mesma não pode ter sido publicada na sua íntegra em formato livro ou e-book, mas pode estar disponível na Plataforma Banco de Teses e Dissertações da CAPES.
Parágrafo único – Caso nenhuma dissertação cumpra os critérios de premiação, pode-se decidir pela não atribuição do Prêmio.

TÍTULO II – Das inscrições
Art. 3º – As inscrições serão realizadas pelos(as) candidatos(as) apenas por meio de envio de e-mail à Secretaria do PPG/IEB (iebpos@usp.br), até o dia 20/05/2021, constando da seguinte documentação:
– carta do(a) orientador(a) da dissertação concordando com a inscrição do mesmo;
– carta do(a) autor(a) também concordando com a inscrição;
– cópia da dissertação em PDF, de acordo com as orientações disponíveis na página do IEB:

http://www.ieb.usp.br/wp-content/uploads/sites/127/2016/05/Cadernos-do-IEB-normas-jan-2019.pdf

– cópia da ata de defesa ou do diploma de Mestrado;
– link do currículo lattes do candidato.

Parágrafo 1º: No assunto do e-mail deve constar “Prêmio Marta Rossetti Batista de Dissertações do IEB/USP”.
Parágrafo 2º:  As dissertações apresentadas nas inscrições para o Prêmio Marta Rossetti Batista de Dissertações do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo poderão exceder o limite de 150 páginas estabelecido nas normas de publicação dos Cadernos do IEB.
Art. 4º – Não poderão ser inscritas dissertações que já tenham sido publicadas, de modo impresso ou digital, por editora comercial ou universitária.
Art. 5º – Poderão concorrer dissertações em regime de orientação ou coorientação, realizado no PPG/IEB.

TÍTULO III – Da seleção e premiação
Art. 6o. A Comissão de Seleção enviará o arquivo em PDF dos textos submetidos a pareceristas ad hoc que sejam pesquisadores com experiência e reconhecido saber no campo de estudos brasileiros, vinculados a distintas universidades do país.
Art. 7º – O Prêmio Marta Rossetti Batista de Dissertações do IEB será constituído da publicação de 2 (duas) dissertações, a saber os primeiro e segundo lugares, em formato de e-book na Série Cadernos do IEB, e da entrega de certificados aos três primeiros colocados e seus orientadores.
Parágrafo 1º – As dissertações premiadas em primeiro e segundo lugares serão publicadas em 2022.
Parágrafo 2º – Os(as) autores(as) premiados(as) e seus respectivos(as) orientadores(as) receberão certificados da posição alcançada no Prêmio, qual seja primeiro, segundo ou terceiro lugar.

TÍTULO IV – Do cronograma
Art. 8º – O processo de seleção e premiação do Prêmio Marta Rossetti Batista de Dissertações do IEB seguirá o seguinte cronograma:
Inscrições das dissertações: 10/05/2021 a 20/05/2021.
Análise dos documentos enviados: 20 a 27/05/2021
Publicação das inscrições habilitadas: 27/05/2021
Julgamento: 28/05/2021 a 29/07/2021
Publicação dos Resultados: 30/07/2021
Publicação dos Livros: Até o final de 2022.

TÍTULO V – Da Comissão de Seleção
Art. 9º – A Comissão de Seleção para este concurso do Prêmio será constituída por três docentes eleitos pelo Conselho Deliberativo do IEB/USP, após a habilitação das inscrições, de modo a evitar conflitos de interesse.
Parágrafo único – Caberá a esta Comissão enviar as dissertações inscritas aos pareceristas ad hoc para a avaliação.

TÍTULO VI – Das disposições finais
Art. 10 – Os componentes da Comissão de Seleção não poderão ter dissertações próprias ou de seus orientandos submetidas ao concurso.
Art. 11 – Não serão aceitos dissertações enviadas por autores sem a devida documentação.
Art. 12 – Não caberá recurso das decisões tomadas pela Comissão de Seleção em nenhuma das fases da premiação.
Art. 13 – O não cumprimento de qualquer instrução deste Edital implica em desclassificação da dissertação inscrita.
Art. 14 – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

Edital alterado conforme comunicado publicado no Diário Oficial do Estado em 02 de setembro de 2020, Poder Executivo, Seção I, página 45.

Profa. Dra. Diana Vidal
Diretora do IEB/USP
ieb@usp.br