Arquivos do Mês – Agosto

Arquivo IEB – USP, Coleção Elias Álvares Lobo, código de referência: EAL018

Elias Álvares Lobo
Itu – SP em 08/08/1834

Compositor brasileiro de óperas, música sacra e obras de salão, atuante na segunda metade do século XIX em São Paulo, Rio de Janeiro e especialmente no interior paulista. Contemporâneo e amigo de Carlos Gomes, sua formação musical iniciou-se na banda musical de Itu, sua terra natal, prosseguindo no Conservatório de Música na então capital imperial. Elias é autor da primeira ópera cantada em português, A Noite de São João, apresentada no Rio de Janeiro e regida por seu amigo. Foi professor de música em São Paulo, no Rio de Janeiro, Campinas e Itatiba. Seu acervo foi doado por Ana Maria Lobo e, além de parcela de suas composições, contém libretos, periódicos, métodos de ensino, e a única cópia existente da Arte Explicada do Contraponto, tratado teórico de André da Silva Gomes, indicando a dinâmica da atividade musical no interior paulista.

Fundo Elias Álvares Lobo
Catálogo disponível para consulta aqui.

Presente também no fundo:
Mário de Andrade.

Se interessou e gostaria de saber mais?
Escute também o episódio número 53 de nosso Podcast intitulado “Recuperar o destruído: o que uma partitura corroída e incompleta pode informar”, por Adriano de Castro Meyer, disponível aqui.

 

Lançamento do livro “O planalto e os cafezais”
Na imagem temos, ao centro, Lupe Cotrim. Do seu lado esquerdo, encontra-se o jovem Ernani Silva Bruno, organizador da obra. À direita, temos Menotti del Picchia e Valdomiro Silveira, colaboradores da obra.
Arquivo IEB – USP, Fundo Lupe Cotrim, código de referência: LCG-21.40

Ernani Silva Bruno
Curitiba – PR em 10/08/1912

Jornalista e historiador, mudou-se para São Paulo em 1925. Em 1937, bacharelou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e, concomitantemente, atuou como jornalista no Ação, periódico combativo ligado ao Movimento Integralista, fechado por ocasião do Estado Novo. Também colaborou escrevendo sobre literatura e história em vários periódicos de 1938 a 1962. Os artigos escritos entre 1960 e 1962 para o Diário de S. Paulo foram posteriormente reelaborados para o livro Viagem ao país dos paulistas, obra que lhe rendeu o prêmio Otávio Tarquínio de Souza. Toda sua produção literária e jornalística está embasada em vasto material documental como fotos, textos, fichas bibliográficas e livros, acumulado desde a adolescência e ampliado em função de suas atividades profissionais. Autor de vasta produção onde se destaca História e tradições da cidade de São Paulo. Tornou-se membro da Academia Paulista de Letras, em 1983.

Fundo Ernani Silva Bruno
Catálogo disponível para consulta aqui.

Presente também nos fundos:
Caio Prado Jr., Mário de Andrade, Gilda de Mello e Souza ,Heitor Ferreira lima,  Lupe Cotrim, Marta Rossetti Batista, Milton Santos, Waldisa Russio e Yan de Almeida Prado.

Se interessou e gostaria de saber mais?
Leia também o artigo da Profa. Vanderli Custótdio, Revista do IEB nº 53 intitulado “A organização e disponibilização do acervo de Ernani Silva Bruno”, disponível aqui.

 

 

Retrato de Manuel Correia de Andrade
Arquivo IEB – USP
Fundo Manuel Correia de Andrade

Manuel Correia de Andrade
Vicência – PE em 03/08/1922

As principais preocupações intelectuais deste historiador-geógrafo em seus mais de cem livros publicados estiveram relacionadas à questão agrária brasileira. Seu livro A terra e o homem no Nordeste, publicado e prefaciado por Caio Prado Júnior em 1963, ganhou grande repercussão e foi traduzido para o inglês e o alemão. Foi presidente do Grupo de Produção de Alimentos (Gepa) e diretor do Grupo de Trabalho para acelerar a reforma agrária, na seção Pernambuco (GTRA-PE). Participou do governo Miguel Arraes em Pernambuco. Foi professor da UFPE de 1952 até 1985, onde criou o curso de mestrado em Geografia, coordenou o mestrado em Economia e esteve à frente da cátedra Gilberto Freyre, ligada ao departamento de antropologia. Também esteve ligado à Fundação Joaquim Nabuco, na condição de pesquisador.

Fundo Manuel Correia de Andrade
Documentação em processo de organização e descrição.

Presente também nos Fundos:
Alice P. Canabrava, Caio Prado Jr. e Milton Santos.

Se interessou e gostaria de saber mais?
Leia também o artigo do próprio Manuel Correia na Revista do IEB nº45, disponível aqui.