Carlos Alberto Passos

(Rio de Janeiro, RJ, 1923 – 2008)

| BIOGRAFIA |
Colecionador e funcionário público, no final da década de 1940, trabalhava no Serviço de Alimentação do Serviço Social (SAPS) quando conheceu Humberto Peregrino Seabra Fagundes, que o aproximou de intelectuais cariocas como Murilo Miranda, profundo conhecedor de Mário de Andrade. Neste momento, conheceu a obra do escritor paulista e passou a colecionar publicações, estudos e críticas sobre o escritor. Carlos Alberto Passos solicitava a chargistas caricaturas de Mário e desenhos que doou ao IEB.

PERCURSO
Doada na década de 1980, com complementações posteriores.

CONTEÚDO DO ACERVO

Arquivo
SIGLA: BR USP/IEB CAP
Documentos reunidos pelo titular a respeito de Mário de Andrade, onde constam matérias extraídas de publicações, páginas de livros, cartazes, folhetos e cartas publicadas na imprensa. É constituída ainda de documentos textuais impressos originais, cópias xerográficas, e reproduções fotográficas.
QUANTIDADE
10 023 documentos
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Processado

Biblioteca
SIGLA: CAP
Coleção recebida pela Biblioteca em 2010
QUANTIDADE
Aproximadamente 600 volumes (livros, periódicos, eventos, separatas e teses)
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Parcialmente processado

Coleção de Artes Visuais
SIGLA: CAP
Caricaturas que têm como tema o escritor Mário de Andrade. A coleção reúne trabalhos em guache, nanquim e lápis. Entre seus artistas estão Nássara, Millôr Fernandes, Nicoliélo, Liberati, Aliedo, Paulo Cavalcanti, Hippert, Hilde Weber.
QUANTIDADE
26 caricaturas
ESTADO DE ORGANIZAÇÃO
Processado