Defesa de Dissertação de Karoliny Aparecida de Lima Borges

No dia 12 de agosto, sexta-feira, às 14 horas, será realizada, sob a orientação da Prof(a). Dr(a). Viviane Panelli Sarraf , a Defesa de Dissertação de Mestrado da pós-graduanda Karoliny Aparecida de Lima Borges, intitulada “Preservação Patrimonial na teoria e na prática: uma análise a partir do fundo Waldisa Rússio”.

RESUMO:

BORGES, Karoliny Aparecida de Lima. “Preservação Patrimonial” na teoria e na prática: uma análise a partir do fundo Waldisa Rússio. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Culturas e Identidades Brasileiras do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. O presente trabalho tem como objetivo pesquisar o conceito de preservação patrimonial no pensamento de Waldisa Rússio Camargo Guarnieri (1935-1990), investigando-o a partir da documentação presente em seu arquivo pessoal. A pesquisa tem a intenção de compreender, a
partir de uma das figuras mais relevantes para a consolidação da museologia brasileira entre as décadas de 1970 e 1980, como se constituiu um dos conceitos-chave para as instituições de preservação e memória: a preservação patrimonial. A discussão aqui apresentada se baseia na compreensão de que um arquivo é um tipo de reflexo de seu produtor, a partir do estabelecimento da ligação entre o documento e sua atividade produtora. A ideia é que seja possível compreender a formulação de um conceito dentro do processo intelectual de um indivíduo a partir da documentação deixada em seu arquivo pessoal, levando em conta não somente pressupostos teóricos deixados por uma produção escrita formulada e publicada por essa pessoa, mas também por atividades práticas de seu dia a dia profissional.

PALAVRAS-CHAVE: Waldisa Rússio; Preservação Patrimonial; Arquivos Pessoais; Arquivologia.

Onde: defesa híbrida

Quando12 de agosto, sexta-feira, às 14 horas

O evento será híbrido: os que desejarem assistir à defesa devem contatar o setor de pós-graduação [iebpos@usp.br], para obter o link de acesso à sala virtual.