Defesa de Dissertação de Mestrado de Biancamaria Binazzi

No dia 05 de novembro, às 14h00, será realizada, sob a orientação da Profa. Dra. Flávia Toni, a Defesa de Dissertação de Mestrado da pós-graduanda Biancamaria Binazzi, intitulada “Fonografia em trânsito: O intercâmbio de discos entre a Discoteca Pública Municipal de São Paulo e a Biblioteca do Congresso em Washington (1939-1943)”.

RESUMO: A partir de um estudo de caso sobre o intercâmbio de discos folclóricos entre a Discoteca Pública Municipal (DPM), vinculada à Divisão de Expansão Cultural do Departamento de Cultura do Município São Paulo e a Divisão de Música da Biblioteca do Congresso em Washington (LOC) durante o período da Segunda Guerra Mundial, pretende-se estudar objetos e práticas sonoras ligados à fonografia como mediadores de trocas, circulações e transferências culturais e tecnológicas.
Sob incentivo da Política da Boa Vizinhança e financiamento do Fundo de Emergência de Guerra do Departamento do Estado dos Estados Unidos, o convênio entre as duas instituições promoveu não apenas a troca de material fonográfico sobre música das Américas a ser apreciado pelos meios científicos e artísticos, mas também teria favorecido um intercâmbio de conhecimento tecnológico em um momento em que países da América estavam engajados formação de arquivos sonoros de música folclórica. Nesse contexto, a gravação, conservação e difusão da música folclórica em discos de acetato em 78 rpm seriam importantes ferramentas para construção de imaginários sonoros de identidades coletivas.
Buscaremos entender em que medida o intercâmbio foi considerado uma “emergência de guerra” pelo governo dos Estados Unidos e como o projeto da Discoteca Pública Municipal, idealizado por Mário de Andrade e dirigido por Oneyda Alvarenga, teria se beneficiado com a parceria, apesar da recusa inicial revelada na correspondência analisada. A pesquisa partirá da hipótese de que, apesar da aparente resistência em integrar o projeto do governo norte-americano, a instituição paulistana aceita o convênio pelos benefícios tecnológicos que garantiriam a preservação e difusão do material fonográfico no território nacional.

Onde: Instituto de Estudos Brasileiros/Edifício Brasiliana  – Sala do Conselho Deliberativo  – 1º andar
Quando: 05 de novembro, 14h00