Defesa de Dissertação de Mestrado de Guilherme Souza Carvalho da Rocha Freitas

No dia 22 de setembro, às 14h00, será realizada, sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Teixeira Iuamtti, a Defesa de Dissertação de Mestrado do pós-graduando Guilherme Souza Carvalho da Rocha Freitas, intitulada Oliveira Lima e a divulgação do Brasil no exterior (1908-1912): entre a historiografia, a crítica literária e política externa brasileira.

RESUMO: O tema de nosso estudo é a atividade de divulgação do Brasil no exterior empreendida pelo diplomata e historiador Manuel de Oliveira Lima. A atividade foi realizada de forma mais intensa entre os anos de 1908 e 1912, período correspondente àquele em que o diplomata ocupou o cargo de Ministro Plenipotenciário da Legação do Brasil em Bruxelas, Bélgica.

Tratava-se de conferências em Academias e Universidades e de artigos para revistas literárias, nas quais Oliveira Lima versava sobre a formação histórica da nacionalidade brasileira e tecia críticas literárias sobre escritores brasileiros, a fim de que se divulgassem tais assuntos no exterior – mais precisamente em algumas capitais europeias.

Procuramos ao longo do estudo entender o sentido desta atividade. Isto nos levou a articular nossa compreensão de que a divulgação se relacionava aos posicionamentos de Oliveira Lima diante das discussões intelectuais em torno da questão da nacionalidade brasileira e a uma política externa brasileira defendida e executada pelo diplomata diante das questões da inserção do Brasil no Mundo.

Onde: Instituto de Estudos Brasileiros/Edifício Brasiliana  – Sala 07 – Defesa
Quando: 22 de setembro, 14h00