Defesa de Dissertação de Mestrado de Leandro Sousa Lopes

No dia 21 de setembro, às 14h00, será realizada, sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Antonio de Moraes, a Defesa de Dissertação de Mestrado do pós-graduando Leandro Sousa Lopes, intitulada Correspondência Mário de Andrade & Yan de Almeida Prado: edição de texto fidedigno e anotado.

RESUMO: Essa dissertação de mestrado se propôs a realizar a edição de texto fidedigno e anotada da correspondência trocada entre os escritores paulistas Mário de Andrade (1893-1945) e Yan de Almeida Prado (1898-1987), entre meados de
1923 e 20 de maio de 1939. Os escritos epistolares coligidos pela pesquisa, conservados no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin USP e na Academia Paulista de Letras,
compõem-se de 45 missivas (14 assinadas por Mário de Andrade e 31 por Yan de Almeida Prado). A interlocução fornece importantes elementos para a compreensão de aspectos da sociabilidade no movimento modernista, ao abordar literatura, música, periodismo, política, bibliofilia etc. A investigação buscou difundir novos dados biográficos do autor de Macunaíma, bem como lançar luz sobre a atuação de Yan de Almeida Prado no modernismo de São Paulo.

Onde: Instituto de Estudos Brasileiros/Edifício Brasiliana  – Sala 07 – Defesa – 2º andar
Quando: 21 de setembro, 14h00