Defesa de Dissertação de Mestrado de Lenice Bueno da Silva

No dia 07 de dezembro, às 09h, será realizada, sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Antonio de Moraes a Defesa de Dissertação de Mestrado da pós-graduanda Lenice Bueno da Silva, intitulada “Odette de Barros Mott: renovação e conservadorismo na literatura infantojuvenil brasileira ”.

RESUMO: Esta dissertação pretende lançar luz sobre a carreira e a obra de Odette de Barros Mott (1913-1988), uma das mais populares escritoras para jovens no Brasil entre as décadas de 1960 a 1980. Com base em pesquisa realizada no acervo da escritora sob a guarda do Instituto de Estudos Brasileiros-USP, tendo como fonte primária sua correspondência, buscou-se reconstruir aspectos de seu relacionamento com a Editora Brasiliense,
evidenciando a importância de sua obra para o catálogo da casa editorial paulistana, alémde aspectos do mercado editorial no período. Foram também pesquisadas convergências e divergências existentes entre ela, seus editores e seu público e a possível influência na configuração final das obras. Por fim, a partir da leitura de bibliografia especializada e dos livros da escritora, foram selecionadas três de suas obras – Justino, o retirante (1970); A rosa dos ventos (1972); A Transa-Amazônica (1973) – para serem analisadas criticamente, com o objetivo de situar seu trabalho no contexto político-social da época.

Onde: defesa remota
Quando:07 de dezembro, 09h

O evento é aberto ao público: os que desejarem assistir à defesa devem contatar o setor de pós-graduação [iebpos@usp.br], para obter o link de acesso à sala do Google Meet.