Defesa de Dissertação de Mestrado de Marco Antonio Teixeira Junior

No dia 08 de março, às 15h, será realizada, sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Antonio de Moraes, a Defesa de Dissertação de Mestrado do pós-graduando Marco Antonio Teixeira Junior, intitulada “Correspondência Mário de Andrade & Álvaro Lins: estudo, edição fidedigna e anotada.”.

RESUMO: A presente dissertação de mestrado efetivou o estabelecimento de texto fidedigno, ordenação e anotação de 26 cartas e telegramas trocados entre o polígrafo modernista Mário de Andrade (1893-1945) e o crítico literário Álvaro Lins (1912-1970), no período de 1942 a 1945. As missivas do autor de Macunaíma conservam-se, em fac-símiles, no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa (AMLB-FCRB); as mensagens assinadas por Álvaro Lins, em manuscritos, encontram-se no fundo Mário de Andrade, no patrimônio do Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEBUSP). O estudo introdutório recuperou a gênese da correspondência, seus principais temas e a especificidade dos vínculos intelectuais constituídos pelos autores. A anotação das cartas buscou restituir aspectos históricos e bio-bibliográficos, ampliando a compreensão do diálogo epistolar.

Onde: defesa remota
Quando: 08 de março, 15h

O evento é aberto ao público: os que desejarem assistir à defesa devem contatar o setor de pós-graduação [iebpos@usp.br], para obter o link de acesso à sala virtual.