Defesa de Dissertação de Mestrado de Maria Isabel de Souza Gradim

No dia 19 de setembro, às 09h30, será realizada, sob a orientação acadêmica do Prof. Dr. Paulo Teixeira Iumatti, a Defesa de Dissertação de Mestrado da pós-graduanda Maria Isabel de Souza Gradim, intitulada A tapeçaria no Brasil entre as décadas de 1960 e 1980.

RESUMO: Esta dissertação tem como objetivo compreender mostras de tapeçaria em espaços expositivos, o que ocorreu com uma frequência considerável entre as décadas de 1960 a 1980, principalmente quando comparado com outros períodos. Assim, escolheu-se como recorte inicial as Trienais de Tapeçaria ocorridas no Museu de Arte Moderna de São Paulo em 1976, 1979 e 1982, depois ampliando a pesquisa para as demais mostras nacionais de tapeçaria: Primeira Mostra de Tapeçaria Brasileira ocorrida na Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado em 1974 e Evento Têxtil 85 ocorrido no Museu de Arte do Rio Grande do Sul em 1985. Nesse sentido pretendeu-se analisar como esta situação surgiu, quem foram seus principais artistas e critica de arte, qual a relação deste evento com outros participantes do mundo das artes visuais, além de considerar as relações com as políticas culturais vinculadas ao Regime Militar em vigor no Brasil; qual o impacto destes eventos para a história da tapeçaria no Brasil, bem como investigar o término dessa situação.

Onde: Instituto de Estudos Brasileiros/Edifício Brasiliana  – Sala 07 – Defesa – 2º andar
Quando: 19 de setembro, 09h30