Defesa de Dissertação de Mestrado de Marina Vaz Moreira

No dia 14 de fevereiro, às 14h00, será realizada, sob a orientação do Prof. Dr. Walter Garcia da Silveira Junior, a Defesa de Dissertação de Mestrado da pós-graduanda Marina Vaz Moreira, intitulada “Casa de Francisca: experiências e experimentações na menor casa de shows de São Paulo ”.

RESUMO: Sob perspectiva interdisciplinar e em formato de grande reportagem, esta dissertação aborda a história da Casa de Francisca, espaço de shows com capacidade para cerca de 40 pessoas, que funcionou em um sobrado do bairro do Jardim Paulista, na cidade de São Paulo, entre os anos de 2007 e 2016. A partir de entrevistas com seus fundadores e com artistas, buscou-se identificar as relações interpessoais e as experimentações musicais que foram, muitas vezes, viabilizadas e/ou catalisadas pelas reduzidas dimensões físicas do local. Quanto à programação, a Casa acolhia diferentes gerações de músicos e cantores, entre eles, alguns nomes cujos depoimentos foram colhidos para este trabalho: Arrigo Barnabé; Benjamim Taubkin; Criolo; Juçara Marçal; Kiko Dinucci; Ná Ozzetti; Rodrigo Campos; Romulo Fróes; Siba; e Zé Miguel Wisnik. Para exemplificar parte da produção artística difundida ali, utilizando recursos ligados à teoria e crítica literária, também foi feita a análise de algumas canções apresentadas no local antes mesmo de ganharem registros fonográficos ou audiovisuais.

Onde: Instituto de Estudos Brasileiros/Edifício Brasiliana  – Sala 07 – Defesa – 2º andar
Quando: 14 de fevereiro, 14h00