Defesa de Dissertação de Mestrado de Ricardo Chaves Prado

No dia 31 de março, quinta-feira, às 15 horas, será realizada, sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Antonio de Moraes, a Defesa de Dissertação de Mestrado do pós-graduando Ricardo Chaves Prado, intitulada “O Pensamento Educacional de Monteiro Lobato em Emília no País da Gramática e os Doze Trabalhos de Hércules”.

RESUMO:

A presente dissertação buscou analisar o pensamento educacional do escritor Monteiro Lobato (1882-1948) a partir da análise da narrativa e do contexto sócio-histórico em que foram produzidas duas de suas obras: Emília no País da Gramática, publicada em 1934, e Os Doze Trabalhos de Hércules, de 1944, última publicação do escritor direcionada ao público infantil. Em ambas foram encontrados diversos indícios que permitem extrair
uma visão do escritor acerca da língua, da linguagem e da gramática, bem como sobre a relação de ensino-aprendizagem, em sintonia com as principais ideias pedagógicas do movimento internacional da Escola Nova/Educação Progressiva, que teve entre seus principais divulgadores no país o educador Anísio Teixeira, amigo do escritor. Como metodologia para a análise buscou-se estabelecer um diálogo com a proposta da Hermenêutica de Profundidade, na percepção de John B. Thompson, dividida em três fases: análise do contexto sócio-histórico, análise formal e interpretação/reinterpretação. A abordagem formal da obra considerou a “Jornada do Herói”, trajetória arquetípica sintetizada por Joseph Campbell, para realizar a análise narrativa das duas obras estudadas.

PALAVRAS-CHAVE: Monteiro Lobato. Educação. Literatura infantil. Escola Nova.
Educação Progressiva. Pedagogia.

Onde: defesa remota

Quando: 31 de março, quinta-feira, às 15 horas

O evento é aberto ao público: os que desejarem assistir à defesa devem contatar o setor de pós-graduação [iebpos@usp.br], para obter o link de acesso à sala virtual.