Defesa de Dissertação de Mestrado de Roberta Marcondes Costa

No dia 14 de novembro, às 14h00, será realizada, sob a orientação do Prof. Dr. Stelio Alessandro Marras, a Defesa de Dissertação de Mestrado da pós-graduanda Roberta Marcondes Costa, intitulada Mil Fitas na CracolândiaAmanhã é Domingo  e a Craco Resiste

RESUMO: O objeto de pesquisa é a Craco Resiste, um movimento social contrário às violências institucionais na Cracolândia, região central de São Paulo. O Fluxo, que se define pela concentração de usuárias(os), os usos de drogas e a Redução de Riscos e Danos são temas centrais nesta dissertação de mestrado. A etnografia é a metodologia primária e parte de experiências de mais de cinco anos de trabalho, atuação e pesquisa na Cracolândia. Produções coletivas de conhecimentos foram feitas com usuárias(os), ex-usuárias(os), frequentadoras(es), profissionais e ativistas da região. O texto passa por reflexões sobre o que são as drogas e foca nas vivências das pessoas que as usam. Uma trajetória da cocaína e do crack é construída, considerando experiências de usuárias(os) tão relevantes quanto produções acadêmicas; a Cracolândia é, também, situada nessa perspectiva. Resistências organizadas por movimentos sociais e ativistas nesse território são apresentadas como precursoras de concepções e práticas da Craco Resiste que, por sua vez, é contextualizada no Fluxo do território. Esta dissertação de mestrado visa expor complexidades da Cracolândia, dos usos de drogas e dos cuidados para estes usos.

Onde: Instituto de Estudos Brasileiros/Edifício Brasiliana  – Sala 07 – Defesa – 2ºandar
Quando: 14 de novembro, 14h00