Defesa de Dissertação de Mestrado de Ronaldo Vitor da Silva

No dia  dia 25 de março (sexta-feira), às 10h, será realizada, sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Teixeira Iumatti, a Defesa de Dissertação de Mestrado do pós-graduando Ronaldo Vitor da Silva, intitulada “O fecundo talento da poesia Marcos e pelejas do cantador Joaquim Francisco Santana”.

RESUMO: A partir da hipótese de que poetas-cantadores negros obtiveram destaque naspelejas/desafios de meados do século XIX e início do XX, e se apropriaram desses eventos-rituais para expressarem suas ambições e reinvindicações; a pesquisa analisa como o cantador negro Joaquim Francisco Santana (1877-1917) fez uso de tópicas importantes de seu universo social para tematizar uma aspiração por liberdade comum a todo um público negro através de pelejas e marcos. Nesse sentido, por folhetos de cordel, análise de pesquisas de folcloristas e observação de arquivos, o trabalho questiona o valor de fontes tradicionais, perpassa a trajetória poética de Joaquim Francisco e, por fim, analisa três encontros do cantador com diferentes adversários.

Palavras-chave: Cantoria; Literatura de Cordel; Relações raciais; memória social; Cantadores negros.

Onde: defesa remota

Quando: 25 de março (sexta-feira), às 10h

O evento é aberto ao público: os que desejarem assistir à defesa devem contatar o setor de pós-graduação [iebpos@usp.br], para obter o link de acesso à sala virtual.