Defesa de Dissertação de Mestrado de Viviane Azevedo Vilela

No dia 27 de outubro, às 14h30, será realizada, sob a orientação da Profa. Dra. Telê Ancona Lopez, a Defesa de Dissertação de Mestrado da pós-graduanda Viviane Azevedo Vilela, intitulada Mário de Andrade fotógrafo: possibilidades de uma câmera moderna.

RESUMO: Mário de Andrade e a arte da fotografia é assunto que suscita instigantes questões: de onde teria vindo o interesse em conhecê-­la e praticá-­la? Quais suas relações com ela? Que rastros ou pistas existem sobre isso em suas leituras, em sua
biblioteca? Essa última interrogação norteia a presente pesquisa que se debruça sobre a revista Der Querschnitt, assinada pelo escritor paulistano de 1924 a 1931. Nos números deste periódico vanguardista publicado em Berlim, presentes na sua
biblioteca, a fotografia destaca-­se nos encartes, somando mais de quatro mil imagens. A dissertação aponta elementos que compreendem Der Querschnitt como a mais significativa matriz conhecida na formação do olhar fotográfico de Mário de Andrade. Para tal, seleciona 19 imagens da autoria de Mário de Andrade no período 1927-­1929, cotejando-­as com 17 fotos escolhidas em Der Querschnitt, no intuito de apontar semelhanças temáticas e estéticas que confirmam a importância da revista no desenvolvimento do olhar do modernista brasileiro.

Onde: Instituto de Estudos Brasileiros/Edifício Brasiliana  – Sala 07 – Defesa – 2ºandar
Quando: 27 de outubro, 14h30