Defesa de Dissertação de Nathan Yuri Gomes

No dia 25 de abril, segunda-feira, às 10 horas, será realizada, sob a orientação da Profa. Dra. Ana Paula Cavalcanti Simioni, a Defesa de Dissertação de Mestrado do pós-graduando Nathan Yuri Gomes, intitulada “Teatro da memória, teatro da guerra : Maria Quitéria de Jesus na formação do imaginário nacional (1823-1979).”

RESUMO:

A pesquisa tem como objetivo discutir o papel das representações visuais de Maria Quitéria de Jesus (1792?-1853) na formação do imaginário nacional brasileiro. O primeiro capítulo discute a gênese da iconografia da combatente na produção dos artistas viajantes britânicos. Os dois capítulos seguintes – que enfeixam a primeira parte do trabalho – discutem os contextos de produção e circulação das imagens de outras heroínas que emergiram no século XIX, como a voluntária da guerra contra o Paraguai (1864- 1870), Jovita Alves Feitosa (1848-1867) e a “mártir” da guerra de independência, Joana Angélica de Jesus (1761-1822). A segunda parte da dissertação abre com um capítulo que analisa o processo de institucionalização do culto cívico a Maria Quitéria entre o fim do Segundo Reinado (1840-1889) e a Primeira República (1889-1930), tendo como objetos de análise um conjunto de ações levadas a cabo pelo Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e o Museu Paulista. Por fim, o quinto capítulo analisa as reelaborações da memória de Maria Quitéria a partir do seu centenário de morte, em 1953. Nesse período, houve um espraiamento da imagem da combatente por meio da articulação entre o poder público (militares e governantes) e alguns setores da sociedade civil. A pesquisa conclui discutindo como o Movimento Feminino pela Anistia converteu Maria Quitéria num símbolo contra o autoritarismo no fim da última ditadura civil-militar (1964-1985).

PALAVRAS-CHAVE: Maria Quitéria de Jesus (1792-1853). Imaginário nacional. Cultura visual. História social da arte.

Onde: defesa remota

Quando: 25 de abril, segunda-feira, às 10 horas

O evento é aberto ao público: os que desejarem assistir à defesa devem contatar o setor de pós-graduação [iebpos@usp.br], para obter o link de acesso à sala virtual.